UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Software

11/08/2008 - 09h42 / Atualizada 29/10/2009 - 19h45

Administre suas finanças com softwares simples e gratuitos

CAMILA RODRIGUES | Para o UOL Tecnologia
Dinheiro não dá em árvore. Por isso, é preciso organização para manter as contas em dia e conseguir fazer seu pé de meia.

Se você tem cartão de crédito, duas ou mais contas em banco e aplicações na bolsa de valores, então, precisa ser ainda mais metódico ao gerenciar suas contas para não gastar o que não tem.

Diante dessa tarefa, você pode recorrer a alguns softwares simples de instalar e de usar. Você só precisa saber que 'receita ou crédito' é a quantidade de dinheiro que você tem e que 'despesa ou débito' é o que você gastou.

O UOL Tecnologia separou sete softwares que permitem organizar suas contas centavo a centavo de modo descomplicado e gratuitamente.

AceMoney Lite 3.10.3

ReproduçãoCom o visual que lembra um navegador de Internet, o software possui recursos interessantes, como o rastreamento de gastos(que permite visualizar para onde vai a maior parte do dinheiro), organização e criação de orçamentos e monitoramento de investimentos. Os mais avançados podem importar informações do extrato via arquivos com os formatos QIF e OFX.


Contas Pessoais 2.13

ReproduçãoPrograma de interface simples e objetiva permite fazer orçamentos, ou seja, prever o que vai ser gasto em um determinado período, e, depois, fazer comparações com o gasto efetivo. Oferece 12 tipos de relatório e gráficos.



Controle Financeiro Simplificado

Reprodução
O Controle Financeiro é uma tabela de Excel dividida em diversas abas, com fórmulas e macros necessárias para que você planeje suas contas, controle o que recebe (salários ou outro tipo de renda), os cheques que envia e as despesas pagas com cartões de crédito, por exemplo. O software divide as contas por mês automaticamente.


Easy Cash Manager 3.1.3

ReproduçãoPrograma simples de usar, que, a primeira vista, parece uma tabela de Excel automatizada com botões para inserir as receitas e despesas. No entanto, ele tem funções um pouco mais sofisticadas para analisar a movimentação das contas. O software é leve e, por isso, pode ser instalado em qualquer PC. Apesar do fundo verde, ele permite algumas personalizações.

GFP - Gerenciador de Finanças Pessoais 0.7.1

ReproduçãoSoftware de finanças pessoais permite gerenciar a entrada de dinheiro e as despesas. Com suporte para contas correntes, cartão de crédito e aplicações financeiras, ele também faz previsão de gastos futuros com base no histórico. Ele está disponível para Windows, Linux e Mac OS X e possui um plugin para a versão 0.6.0, disponível no site do GFP (http://gfd.sf.net) que permite importar dados sobre movimentações em cartões Visa diretamente pela Internet.

Grisbi 0.5.9

ReproduçãoPermite fazer orçamentos pessoais e controlar ganhos e gastos em uma tela organizada por abas. Assim, é possível criar orçamentos, gerenciar compras a prazo (pela aba Agenda), controlar transações financeiras feitas com outras pessoas físicas ou empresas (em Terceiros) e gerar relatórios para visualizar melhor as contas.


RealCash 2.0

ReproduçãoAplicação para controle financeiro permite subdividir em diversas categorias e subcategorias tanto receitas quanto despesas, facilitando a organização. É possível visualizar possíveis pendências e inserir mais de um usuário caso as contas da casa seja administrada por mais de uma pessoa.
Mais
Conheça a aplicação online de produtividade certa para seu trabalho

Últimas dicas de Software

Hospedagem: UOL Host