UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Software

10/09/2008 - 11h00

Como gravar filmes com legenda em DVD?

LILIAN FERREIRA | Do UOL Tecnologia
Você baixou o vídeo e a legenda da Internet e acha que está pronto para gravar o DVD e ver o filme na sua TV? Pois o processo não é tão simples se o vídeo vem em formato AVI e a legenda está em um arquivo separado.

Para que ele possa ler lido no DVD de casa (se esse não lê AVI), é preciso acrescentar alguns passos no processo. O primeiro deles é ver se o seu computador possui codecs para visualizar a legenda junto com o vídeo (saiba aqui como fazer isso). Depois, é só baixar um programa que faz a conversão de AVI para DVD.

O WinAvi é um dos principais do mercado, mas é shareware (15 dias) e custa U$ 29,95. Ele converte arquivos de AVI para DVD, MPEG, VCD e MPG, e também vários formatos de vídeo para DVD, VCD, SVCD, MPEG, AVI, WMV, RM etc.

Se você preferir, pode optar por um software gratuito, o AvixDVD. Ele faz a conversão do AVI (formato mais comum) para DVD.

Como converter AVI para DVD com o AvixDVD

Como fazer

Para começar, abra o programa e vá em "Sources". Clique em "Add" na janela AVIs para adicionar o arquivo AVI. Então, vá na janela "Legendas" e escolha o arquivo de legenda, normalmente no formato srt. É possível também arrastar os arquivos para o programa. Vale observar que, se for adicionar mais de um vídeo, a ordem dos arquivos em AVI e SRT deve estar igual.

Depois, escolha a saída PAL ou NTSC (normalmente NTSC) e o local de destino do arquivo. Vá na aba "Processos" e marque "Make DVD" para deixar o arquivo pronto para gravar em uma mídia ou "Make files for authoring" caso queira levar o vídeo para um programa de autoração de DVD.

Saiba como fazer autoração de DVD

Nas opções, o recomendado é deixar marcado "Virtualdub" para juntar os AVIs, ticar a caixa AVI em "Audio source" para o áudio do vídeo ser o som do vídeo em avi. Em "Opções de áudio", o programa indica o bitrate ideal para aquele arquivo madsh;mas nunca o deixe menor do que 200. Já o boost/DRC normaliza o áudio, deixa o som equilibrado, mas pode gerar ruídos. Em "Língua", marque o idioma do áudio do filme.

Em "Opções de legendas" é possível mudar a fonte, cor e alinhamento dos caracteres. O programa possui um preview, onde você pode ver como ficará a legenda. Em língua, marque o idioma escolhido para aparecer no leitor de DVD. Dá ainda para editar a legenda apagando frases e tags.

Nessa mesma aba, clique em "Script Avisynth" para escolher o formato ideal do vídeo na tela, configurando entre 4:3 (normal) ou 16:9 (widescreen). Clique em "Preview" para verificar eventuais erros e consulte a FAQ no site do desenvolvedor caso algum imprevisto aconteça.

Em "Encode Mpeg2", escolha o codificador que irá converter o arquivo. As opções são o CCE (que possui versão trial e custa U$ 58.00) ou o QuEnc. Escolha a velocidade: rápida, média ou lenta (lembre-se que quanto mais rápido, pior é a qualidade) e a prioridade da conversão: high (alta), normal ou idle (em segundo plano). Você pode escolher o tamanho final do DVD, mas, mais uma vez, é melhor deixar o tamanho sugerido pelo AvixDVD.

Por fim, na aba "DVD Authoring", escolha o intervalo entre os capítulos e marque a opção 'criar imagem de DVD' caso queira um arquivo ISO. Pronto, é só clicar em processar. Quando acabar, pegue a pasta final e grave um DVD com programas como Nero ou use o ISO em softs como o DVD Decrypter.

Compartilhe:

    Últimas dicas de Software

    Hospedagem: UOL Host