UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Software

14/11/2008 - 08h00

Xi, deletei o que não devia. E agora?

JOÃO BRUNELLI MORENO | Para o UOL Tecnologia
Acidentes acontecem. Levante a mão quem nunca apagou algum arquivo importante por engano ou perdeu os dados do HD. Por mais desagradável que isso seja, o lado bom é que não há motivos para se desesperar.

Antes de ficar preocupado (ou chamar o técnico), é bom saber que existem programas específicos para recuperar desde simples arquivos até partições excluídas por engano. O segredo é ter espaço para backup, um pouco de paciência e um bom software de recuperação de dados.

Vale também saber como as informações são armazenadas em um disco rígido ou pendrive. Em todo sistema de armazenamento existe um índice que indica onde todas as informações estão fisicamente localizadas. Quando um arquivo é excluído, seu registro é apagado desse índice, mas ele continua no disco até ser sobrescrito por uma nova informação, sempre que necessário.

O que os programas de recuperação de dados fazem é varrer o HD à procura de dados "perdidos" nos espaços considerados vazios pelo índice. Portanto, a primeira coisa a se fazer nesse caso é tentar evitar ao máximo adicionar mais informações onde estão os dados perdidos.

Existem programas gratuitos que provavelmente vão resolver a maior parte de seus problemas.

O Partition Find & Mount, por exemplo, é um freeware que recupera partições excluídas de discos formatados por acidente. Logo depois de aberto, o programa identifica os discos presentes em sua máquina.

Reprodução
A interface do Partition Find & Mount é simples e sem muitos botões

Para começar a reparação, selecione o disco excluído e dê um duplo clique. Em seguida, aparecerá uma janela com três opções: a Intellectual Scan e Normal —que verifica todo o disco— e Thorough Scan, mais lenta, que confere cada um de seus setores. Seguindo a recomendação do programa, selecione a opção Intellectual Scan.

Reprodução
É só selecionar a letra da unidade e clicar em "Mount"

Assim que a opção for selecionada, a partição excluída será identificada. Então, clique na opção "Mount" e selecione uma letra para identificar a unidade que o disco será aberto no Windows Explorer.

Apesar de não permitir que dados do HD sejam gravados ou apagados, o programa permite acessar arquivos para fazer backup. O disco continua disponível, mesmo que o programa seja fechado, mas se o computador for desligado, todos os passos devem ser realizados novamente.

O processo de achar e montar um HD de 250 GB durou menos do que cinco minutos.

Outras opções para recuperação

Outra opção para recuperar dados é o Undelete Plus. O programa varre o computador em busca de arquivos excluídos por engano. Assim que é aberto, o software pede ao usuário que selecione o disco em que está o arquivo que se deseja recuperar.

Ao lado do nome de cada arquivo, é possível ver qual é seu estado (ruim, bom, muito bom, por exemplo). O processo de verificação de um HD de 80 GB demorou cerca de 15 minutos.

Reprodução
A interface do Undelete Plus tem mais botões que a do Partition Find & Mount, mas também é simples de usar

A interface do Undelete Plus tem mais botões que a do Partition Find & Mount, mas também é simples de usar.

Depois que a pesquisa é concluída, os arquivos são classificados por tipo, e podem ser filtrados por tamanho, extensão e data da última modificação. Os arquivos podem ser filtrados por tipo e tamanho.

Reprodução
Os arquivos podem ser filtrados por tipo e

Para se recuperar os arquivos, basta selecioná-los e clicar em "Start Undelete".

Compartilhe:

    Últimas dicas de Software

    Hospedagem: UOL Host