UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Software

20/01/2009 - 07h02 / Atualizada 29/10/2009 - 19h45

1º dia: Hora de instalar o Windows 7

JOÃO BRUNELLI MORENO | Do UOL Tecnologia
Reprodução

Com o arquivo .ISO devidamente baixado e gravado em DVD, a instalação DO Windows 7 foi fácil, rápida e não demanda por grandes conhecimentos e informática para ser realizada.

Depois de alguns poucos cliques e duas reinicializações, em menos de 20 minutos o Windows 7 estava pronto para ser usado, conectado, configurado e sem qualquer mensagem de alerta ameaçadora.

Veja imagens do Windows 7

Em seu primeiro boot, ele procura baixar todos os drivers disponíveis para a máquina e os instala automaticamente, o que é um trunfo num mercado com inúmeras opções de configurações de hardware.

Mesmo em um computador de configurações modestas, o 7 carrega rapidamente e sem engasgos. Em nome do desempenho, ao notar que não havia uma placa de vídeo capaz de rodar o tema Aero, o sistema desabilitou a opção de ativá-la até para testes. Tudo bem, nem no Vista o computador de testes seria capaz de rodar os efeitos translúcidos.

Entre os poucos programas instalados "de série", destacam-se o Internet Explorer 8 e as novas versões dos decanos WordPad e Paint, que, apesar de não terem ganho novos recursos tiveram seu visual repaginado.

Também há algumas novidades, como o Sticky Notes, que permite deixar recadinhos no desktop. Mas fora isso, o 7 de teste é espartano: não há sinal de Windows Mail, Movie Maker ou Live Messenger entre os programas instalados —eles precisam ser baixados da Web. De qualquer maneira, todos os aplicativos que vem junto do 7 são abertos com uma agilidade impressionante.

Bom desempenho à parte, o grande destaque do novo Windows é a Superbar, que dá nova cara ao desktop. A nova barra do Menu Iniciar agora tem ícones grandes e serve para reunir os atalhos dos programas mais usados, indicar quais programas estão abertos e agrupar as janelas minimizadas.

Parece confuso, mas não é. São necessários poucos minutos para se acostumar com a novidade, que, de clássico, ainda mantém o botão iniciar em seu lado esquerdo e o relógio do lado direito.



Últimas dicas de Software

Hospedagem: UOL Host