UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Software

06/05/2009 - 12h00 / Atualizada 29/10/2009 - 19h45

Personalização e estabilidade são diferenciais em softs de bate-papo

SÉRGIO VINICIUS |Para o UOL Tecnologia
Reunir diferentes protocolos de bate-papo em uma única ferramenta é, antes de tudo, optar pela praticidade. Com pouco mais de um clique, o usuário pode conversar com um amigo que tem conta no Windows Live Messenger ao mesmo tempo em que bate-papo com um usuário do Gtalk.

Baixe alternativas ao MSN

  • Agregadores colocam todas as suas contas em um único soft

Os principais softs agregadores de mensageiros eletrônicos, como Trillian, Miranda, Nimbuzz e UOL Messenger, são compatíveis com as redes Live Messenger, Jabber, ICQ, Yahoo! Messenger. O diferencial está nos detalhes, como customização e estabilidade.

Do ponto de vista de design, todos os quatro programas avaliados pelo UOL Tecnologia se mostraram bons, com recursos fáceis de usar. Há uma janela principal, em que os contatos são mostrados. Esses amigos podem ser apresentados pelo símbolo do programa que utilizam (ICQ, Gtalk), por e-mails ou por diferentes separadores. Basta um duplo clique para chamá-los e iniciar a conversa —que se abre em uma janela simples.

Tempo de resposta

Ao analisar o tempo de resposta e a estabilidade de cada um dos programas, surgem as primeiras diferenças entre eles.

O mais "esperto" entre os avaliados é o Miranda, leve e ágil. No testes do UOL Tecnologia, o programa de código aberto também se mostrou o mais rápido ao ser inicializado. Na sequência vieram o Trillian, o Nimbuzz e UOL Messenger, que também são rápidos, mas um tanto pesado e perdem em muito para o Miranda no tempo de carregamento quando executados.

Já quando o assunto é estabilidade, quem melhor se saiu foi o UOL Messenger. Durante os testes, foi o que não apresentou uma queda sequer nas conexões com as diversas redes que estava conectado. Nimbuzz e Miranda apresentaram oscilações diversas —respectivamente, os problemas de queda de conexão aconteceram com o Google Talk e com o Live Messenger. Mas o programa que se mostrou mais problemático foi mesmo o Trillian, que apresentou quedas freqüentes e, com relação ao ICQ, simplesmente se recusou a se conectar com o programa.

Personalização

Quando o assunto é personalização, entretanto, quem toma a dianteira é o Trillian. O soft aceita skins diversas e pode ser configurado da forma que o usuário bem entender. Ele pode, inclusive, oferecer funções que os próprios softs originais não conseguem prover, como edição de HTML em perfis.

Na sequência, quem ocupa o pódio é o UOL Messenger, que consegue agregar sob a sua interface diversos serviços do provedor UOL, como a Rádio UOL. Ele oferece ainda um sistema de conversa exclusivo para assinantes, integração com UOL Blog e UOL Fotolog.

Miranda e Nimbuzz cumprem bem o papel de agregadores, mas não oferecem tantos itens de customização quanto seus concorrentes. Pouco mais do que skins podem ser agregados ao Miranda, por exemplo —e mesmo assim, para usuários iniciantes, a tarefa pode se mostrar um tanto complicada. Já o Nimbuzz tem como meta ser instalado e usado, sem muito mais itens de personalização do que isso.

Últimas dicas de Software

Hospedagem: UOL Host