UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Software

06/05/2009 - 12h00 / Atualizada 29/10/2009 - 19h45

Use diferentes contas em um único comunicador instantâneo

SÉRGIO VINÍCIUS |Para o UOL Tecnologia
Já tentou ficar longe do seu comunicador instantâneo, como o MSN, por mais de um dia? De acordo com uma pesquisa divulgada no ano passado pelo Ibope, o Brasil é o país com o maior número de usuários desse tipo de software.

Baixe alternativas ao MSN

  • Agregadores colocam todas as suas contas em um único soft

Isso significa que cerca de 20,7 milhões de pessoas —o que corresponde a 81% da base de usuários domésticos— utilizaram MSN, Gtalk, Yahoo! Messenger, ICQ e outros no último mês.

Além desses comunicadores, ganham destaque entre os usuários os programas que agregam mais de uma conta em um único programa (como a do Gtalk e MSN, por exemplo). Como exemplo temos o UOL Messenger, Trillian, Miranda ou Nimbuzz. Com eles, não é preciso ficar usando diferentes tipos de softwares ao mesmo tempo.

O diferencial entre esses rivais do MSN fica por conta dos detalhes, como estabilidade, personalização, tempo de resposta. Itens como design, segurança ou compatibilidade entre as plataformas também podem seduzir ou interferir na escolha do usuário por esse ou aquele programa.

Como funcionam

Basicamente, todos —agregadores ou não— trabalham da mesma maneira: basta baixar o programa e instalá-lo no computador. Depois, inserir login e senha dos respectivos instant messengers utilizados e pronto. A lista de contatos é carregada na interface e basta ao usuário clicar sobre o nome da pessoa e iniciar o bate-papo.

Outra característica comum aos agregadores é que eles mantém as mesmas funções do que os softs originais - podem trocar arquivos, aceitam status de invisibilidade, conferências, resposta automática, por exemplo.

Nesta reportagem, você confere os detalhes dos principais softs agregadores de bate-papos, bem como uma tabela com as principais características de cada um. Um álbum de fotos, mostrando a interface de cada um deles também pode ser acessado. Para acessá-los, clique nos links do lado direito da página.

MirandaNimbuzzTrillian UOL Messenger
Versão0.7.190.90.53.1.12.02.0
Tamanho5,67 MB8,94 MB8,74 MB10,2 MB
Compatível comAIM, ICQ, Jabber (Google Talk), MSN, IRC, Yahoo! Messenger, Gadu-Gadu, Tlen, Netsend,AIM, Hyves, Jabber (Google Talk), Windows Live Messenger e
Yahoo! Messenger
ICQ, AOL, Yahoo, MSN e IRCMSN, ICQ, Yahoo, Jabber (Google Talk)
IdiomaInglêsPortuguêsInglêsPortuguês
DesenvolvedorMiranda IM NimbuzzCerulean StudiosUOL
LicençaFreewareFreewareFreewareFreeware
RequisitosRoda em Windows 98, NT, 2000, Millenium, XP, 2003, Vista, 2008, 7Roda em Windows XP, Vista e 2000Windows 98, NT, 2000, Millenium, XP, VistaRoda em Windows 2000, XP e Vista
Pontos
Positivos
Leve e rápido, não exige muito hardware para funcionar bemIntegra programas de comunicação por voz, como via SkypeAltamente personalizável; possui um grande números de plugins e skinsOferece plugins
e tem compatibilidade com diversos serviços do portal UOL, como sistema de blog
e fotolog
Pontos
Negativos
Apresenta oscilações
e não é 100% estável
Não é muito personalizávelNão é estável; consome muito hardware; dá conflitos com algumas plataformas,
como ICQ
Mais pesado entre os avaliados
Imagens
do soft
MirandaNimbuzzTrillianUOL Messenger
DownloadMirandaNimbuzzTrillianUOL Messenger

Últimas dicas de Software

Hospedagem: UOL Host