UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Software

20/05/2009 - 06h59

RoughDraft é voltado para escritores; AbiWord e Atlantis conversam com .DOC

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
RoughDraft, AbiWord e Atlantis Word Processor tem, em comum, a aparência, a gratuidade —os dois primeiros são completamente grátis; Atlantis é shareware disponível por 30 dias— e a leveza. Respectivamente, "pesam" 1,2 MB, 5,64 MB e 3,54 MB.

Além disso, o três softwares são compatíveis com os principais formatos de texto, como TXT, RTF e HTML. Exceção feita ao RoughDraft, AbiWord e Atlantis são compatíveis também com a extensão .DOC, podendo abrir, editar e salvar arquivos nesse formato. O três programas ainda tem suporte a dicionário em português —embora somente o AbiWord esteja no idioma.

Há ainda mais uma série de recursos em comum aos três. Possuem sistema de salvamento automático, formatação de páginas, suporte a fontes e a caracteres especiais, impressão facilitada. Todos são compatíveis com, no mínimo, XP e Vista. Em resumo, os três são muito semelhantes. As diferenças estão situadas em nos detalhes dos softwares.

O AbiWord, famoso por ser o processador de texto padrão do sistema Linux Gnome, tem como diferencial sua semelhança com o MS Word. A interface, o jeitão, os botões de comando, a disposição dos elementos são simplesmente idênticos ao software da Microsoft. Trata-se também de um programa tão ou mais robusto que o concorrente pago —é indicado para projetos pesados e longos. Fora essa semelhança, o modelo conta com suporte a extensão LaTeX (relacionada a ambientes Unix) e tem um formato próprio —os esquisitos .ABW, .ZABW e .ABW.GZ, sendo que este último é a versão compactada da extensão.

Faça o download do AbiWord
Faça o download do AbiWord

O Atlantis tem como destaque o sistema Control Board. Trata-se de um recurso que permite ao usuário configurar diversos itens do documento sem ter de alterá-lo na página. Como uma espécie de "assistente" de formatação, o Control Board gerencia itens como cabeçalhos, rodapés e fontes. O soft tem também auxílio a links, listas e outras necessidades de formato.

Do ponto de vista de segurança, o Atlantis também se destaca dos concorrentes. O modelo conta com dois botões —SafeGuard e Backup Files— que garantem a idoneidade do conteúdo do documento, mesmo em caso de queda de energia ou interrupções bruscas. Há ainda a opção de salvar documento no formato COD, que usa uma chave de criptografia de 256 bits. O ponto negativo é relativo ao áudio: por padrão, o programa emite uma série de sons quando os comandos são dados. Ao digitar, por exemplo, ele imita uma máquina de escrever.

Faça o download do Atlantis Word Processor
Faça o download do Atlantis Word Processor

O RoughDraft é o menos robusto e o mais leve e ágil dos três programas. Embora não seja tão parecido com o Word e também não tenha itens de segurança e personalização, o programa prima pela praticidade. O soft trabalha por meio de abas, que são abertas no campo superior da interface. Do lado direito, fica aberta uma janela com as pastas do sistema, semelhante ao Windows Explorer. O programa é especialmente voltado para pessoas que trabalham com diversos textos ao mesmo tempo - por isso, permite salvamento múltiplo, abertura e encerramento de diversos documentos, conta com sistema de anotações, bem como diversos formatos de texto pré-ajustados, como Rádio, TV, livro, entre outros.

Faça o download do RoughDraft
Faça o download do RoughDraft

Compartilhe:

    Últimas dicas de Software

    Hospedagem: UOL Host

    EDITORES DE TEXTO