UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Software

04/06/2009 - 07h00 / Atualizada 29/10/2009 - 19h45

Aprenda a instalar o Virtual PC

CIBELE GONELLI | Para o UOL Tecnologia
A instalação do sistema virtual pode ser feita pelo CD de instalação do sistema operacional ou diretamente de um CD de instalação. O Virtual PC da Microsoft, por exemplo, tem download gratuito e pode ser usado para instalar múltiplos sistemas operacionais em seu computador, alternando entre eles com a mesma facilidade com que você alterna entre programas.

O Virtual PC 2007 funciona no Windows Vista Business, Windows Vista Enterprise, Windows Vista Ultimate, Windows XP Professional e Windows XP Tablet PC Edition. A máquina virtual compartilha os recursos do sistema, como a memória de acesso aleatório (RAM), o espaço em disco e a unidade central de processamento (CPU) com o computador host. No site, há versões de 32 ou de 64 bits.

O passo-a-passo de instalação do Virtual PC é o seguinte:

Clique em "Iniciar", "Todos os Programas" e "Microsoft Virtual PC"
No "New Virtual Machine Wizard" (Assistente para Nova Máquina Virtual), clique em "Next"
Selecione "Create a virtual machine" e clique em "Next"
Digite um nome para a máquina virtual e clique em "Next"
Na lista "Operating System" (Sistema operacional), selecione o sistema operacional que planeja instalar e clique em "Next"
Clique em "Using the recommended RAM" (Usar a memória RAM recomendada) e em "Next"
Clique em "A New Virtual Hard Disk" (Um novo disco rígido virtual) e em "Next"
Digite um nome para o novo disco rígido virtual e clique em "Next"
Clique em "Finish" (Concluir). O Console do Virtual PC exibe a máquina virtual que você acabou de criar

Para instalar um sistema operacional na nova máquina virtual:

No Virtual PC Console, clique na máquina virtual em que o sistema operacional será instalado e clique em Start. Como nenhum sistema operacional foi instalado ainda, você verá a seguinte mensagem: "Reboot and Select proper Boot device or Insert Boot Media in selected Boot device".
Verifique se a janela da máquina virtual é a janela ativa na sua área de trabalho, insira o disco de instalação do sistema operacional na unidade de CD ou DVD e pressione Enter
A instalação deve começar na janela da máquina virtual. Siga as instruções que aparecerão para a instalação do sistema operacional
Para fazer logon na máquina virtual, clique em "Action", pressione Ctrl+Alt+Del, digite seu nome de usuário e senha e pressione Enter

Quer desintalar?

Se não quiser mais a máquina virtual no computador, ou se quiser recuperar o espaço em disco usado pelo disco rígido virtual basta excluir os arquivos da máquina virtual na pasta "Minhas Máquinas Virtuais", criada na pasta "Documentos" do computador host durante instalação do Virtual PC 2007. Se excluir o disco rígido virtual, todos os dados armazenados no disco rígido virtual serão excluídos. Verifique se você salvou em outro local os dados que quer manter antes de excluir o disco rígido virtual.

Fonte: Microsoft

Últimas dicas de Software

Hospedagem: UOL Host