UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Software

04/06/2009 - 07h00 / Atualizada 29/10/2009 - 19h45

Conheça os tipos de virtualização de desktops

CIBELE GONELLI | Para o UOL Tecnologia
Diferentemente da virtualização de servidores, o conceito em desktops, basicamente, pode ser dividido em quatro tipos:

. Ele é indicado para quem precisa usar dois ou mais sistemas operacionais, normalmente para teste de alguma aplicação que está desenvolvendo, instalar jogos pesados sem danificar a máquina e por aí vai.

Atendimento remoto

Um segundo tipo é o que tem pontos de atendimento remoto, no caso de haver uma pequena rede de máquinas. Para estas situações, a empresa VMware oferece algumas soluções que permitem criar máquinas virtuais com políticas de segurança.

Terminal service

Já pouco usado nos dias de hoje, o terceiro tipo é o "terminal service", onde o computador utilizado, na verdade, não é uma máquina completa, mas sim um terminal cujos arquivos e aplicativos estão em um servidor. "Mas alguns fatores fizeram com que essa alternativa não fosse para frente principalmente nas empresas, como incompatibilidade de algumas aplicações, licenciamento etc.", explica o consultor de tecnologia e segurança Josemar Campos.

Hypervisors

A utilização dos hypervisors para virtualização de desktops é o quatro tipo, porém um pouco mais complexo. Hypervisor é a camada que virtualiza o hardware. Empresas como Vmware e Citrix disponibilizam soluções para este tipo.

O principal benefício é que o desktop terá todos os benefícios da virtualização oferecida para servidores de empresas. Diferentemente do serviço de terminais, neste conceito os desktops não são seções de uma mesma instalação, mas são máquinas virtuais isoladas e encapsuladas.

O encapsulamento proporciona mobilidade, o que significa que as máquinas podem ser migradas de um servidor para outro ou de um storage para outro, no caso do VMware. Já o isolamento significa que problemas em um desktop não afetarão os demais, assim como uma máquina virtual nunca usará mais do que os recursos permitidos para ela de um servidor físico.

Este cenário também resolve dois outros problemas citados anteriormente, que são a incompatibilidade de algumas aplicações e o ambiente operacional, que será idêntico aquele utilizado pelo usuário em um desktop comum.

Últimas dicas de Software

Hospedagem: UOL Host