UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Software

04/06/2009 - 07h00 / Atualizada 29/10/2009 - 19h45

Dividir o disco rígido em dois é a opção mais simples

CIBELE GONELLI | Para o UOL Tecnologia
Se não quiser virtualizar seu computador, uma opção bem mais simples é dividir o disco rígido em dois para rodar dois sistemas operacionais no mesmo PC ou até mesmo salvar dados.

O particionamento do HD permite ao usuário separar tudo o que está ligado ao sistema operacional dos arquivos, documentos e dados pessoais, por exemplo. Desta forma, caso o sistema precise, por qualquer motivo, ser desinstalado, os dados gravados na segunda partição permanecem intactos.



Confira o passo-a-passo da formatação em álbum.

É possível dividir o HD quando o Windows está sendo instalado ou depois disso. Quando o disco é particionado no Windows, cada parte do disco ganha nomenclatura própria, normalmente identificada por uma letra —C:, D: e assim por diante. Para quem usa Linux, o sistema dá a possibilidade ao usuário de fazer o particionamento durante a instalação e explica o procedimento passo-a-passo.

Outra aplicação do particionamento de disco rígido é aquela em que o usuário divide o HD em dois para conseguir instalar no mesmo micro dois sistemas operacionais diferentes. Essa última alternativa é muito utilizada por programadores de software, que costumam ter no mesmo computador os sistemas operacionais Linux e Windows.

Uma terceira aplicação para o particionamento de disco é aquela utilizada em servidores. Nesse caso, o administrador da rede pode dividir o HD do servidor em partes distintas para cada área de negócios da empresa. É uma forma de obrigar que cada um gerencie melhor o seu espaço de armazenamento.

Últimas dicas de Software

Hospedagem: UOL Host