UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Software

23/06/2009 - 07h01 / Atualizada 29/10/2009 - 19h45

Fabricantes preparam netbooks com o sistema do Google; mas ainda não há previsão de vendas

CIBELE GONELLI | Para o UOL Tecnologia
De acordo com um comunicado para a imprensa que vazou antes da hora, a Dell vai lançar netbooks com o sistema operacional do Google. Em resposta à divulgação precoce da notícia, o porta-voz da Dell, Andrew Bowins, afirmou que as informações são errôneas. Ele, no entanto, não negou ou confirmou a existência desses planos.

Você tem um netbook?

A Acer também revelou que pretende vender netbooks com a plataforma, mas não informou quando vai lançar os computadores, que funcionarão com o processador Atom, da Intel, e têm baixo custo e consumo de energia reduzido.

Já a fabricante taiwanesa de eletrônicos de consumo, BenQ, confirmou que vai lançar um smartphone e um netbook com o Android no ano que vem. O anúncio foi feito no dia 4 de junho durante a feira de eletroeletrônicos Computex, em Taiwan, e aumenta a lista de fabricantes interessadas em lançar equipamentos portáteis com o Android, no lugar do Windows, da Microsoft. A BenQ vende atualmente netbooks batizados de Joybook Lite, que rodam Windows XP, além de celulares com o sistema Symbian OS e um dispositivo móvel de acesso à internet que opera com Linux. A aposta da BenQ no Android vislumbra como uma possibilidade de retomada de mercado e fortalecimento de sua marca no segmento de dispositivos móveis.

A maioria dos mini-laptops exibidos na Computex Taipei, rodando Android, usa chips da ARM Holdings, geralmente com chipsets de fabricantes como Qualcomm, Texas Instruments ou Freescale Semiconductor. A Acer, no entanto, apresentou uma versão do netbook Aspire One com o microprocessador Atom, da Intel, também rodando o sistema operacional do Google. Segundo a BenQ, seu equipamento chega ao mercado no terceiro trimestre deste ano.

A Computex também foi palco de outros lançamentos em netbooks, rodando o Android, anunciados por fabricantes como Elitegroup Computer Systems, Inventec, Pegatron e Asustek, fabricante do Eee PC.

Últimas dicas de Software

Hospedagem: UOL Host