UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Software > Mac OS

05/05/2010 - 09h42 / Atualizada 05/05/2010 - 16h29

Saiba como rodar jogos de Windows em Macs

DAVID LATTARO||Para o UOL Tecnologia
  • Reprodução

    Virtualizador, também chamado de máquina virtual, é um programa que roda qualquer aplicativo -- jogos ou não -- de um sistema em outro. Também há alternativas como emulador e Boot Camp

Há tempos, fãs das duas principais plataformas proprietárias se degladiam em fóruns e sites especializados, discutindo as vantagens e desvantagens de cada sistema. Usuários Windows se gabam de uma gama maior de programas e de computadores mais baratos, enquanto usuários Mac se orgulham de usar um sistema operacional mais seguro e das máquinas com design e hardware de maior qualidade. Argumentos a parte, o consenso era que os usuários de Mac estavam "ilhados" quando se tratava de jogos.

A impossibilidade de se jogar os principais títulos das grandes produtoras de games caiu em 2006, quando a Apple adotou os processadores Intel para sua linha de equipamentos, permitindo que o Windows -- assim como os jogos de sua plataforma -- fossem instalados em suas máquinas.

O UOL Tecnologia analisou as diferentes formas de se jogar títulos de Windows no Mac e apresenta as vantagens e desvantagens de cada modalidade. Além disso, mostra aqui o passo a passo do Boot Camp, considerada a melhor opção para os gamers – isso porque essa alternativa permite que o Windows e os jogos instalados no Mac tenham acesso a 100% dos recursos do equipamento, incluindo o processador, memória RAM e placa gráfica.

Boot Camp, emulador ou virtualizador?

Existem basicamente três formas de se instalar os jogos de Windows em Mac. Cada uma atende a um perfil de usuário e de jogo específico. Enquanto o emulador e o virtualizador trabalham juntos ao sistema operacional nativo Apple, o Boot Camp particiona o disco rígido do usuário, fazendo com que o Windows seja instalado separadamente. Confira abaixo um resumo das três modalidades.

  • Reprodução

    Boot Camp permite que o Windows seja instalado e executado nativamente no Mac

Boot Camp (confira aqui um passo a passo dessa alternativa)

Para os gamers, essa é definitivamente a melhor opção. O Boot Camp -- utilitário incorporado ao Mac OS X - permite que o Windows seja instalado e executado nativamente no Mac. Quando executado, o utilitário dá a possibilidade de o usuário gerar um PDF com todos os passos necessários para a instalação do Windows. Como o Boot Camp particiona a máquina, o Windows e os jogos nele instalados têm acesso a 100% dos recursos do equipamento, incluindo o processador, memória RAM e placa gráfica.

Ao ligar a máquina, o usuário seleciona a partição Windows e o Mac é tratado como um PC comum (com possibilidade inclusive de instalação de joysticks e periféricos compatíveis com o sistema da Microsoft). Nessa modalidade, o usuário precisa do Windows, do jogo em questão e do CD de instalação do Mac OS X, onde se encontram os drivers para que o Windows funcione perfeitamente no Mac.

A nova linha de iMacs roda a grande maioria dos jogos da atualidade sem grandes esforços no modo boot camp. Com exceção das máquinas com configurações mais simples -- com placas de vídeo GeForce 9400M --, eles atendem aos requisitos recomendados dos últimos grandes lançamentos de jogos. O mesmo acontece com os MacBooks Pro. O modelo de 15 polegadas que possui a placa gráfica 9600GT não apresentou problema algum nos testes ao rodar jogos como Modern Warfare 2 e Left 4 Dead 2 em configurações gráficas médias.

Emulador

Criado a partir das últimas versões do Wine (open-source de implementação de bibliotecas Windows para a plataforma UNIX), o Cross Over Games pode ser considerado um emulador para Mac por ser um virtualizador somente de jogos. Com interface intuitiva, ele permite que o usuário rode vários títulos sem precisar de uma licença do Windows, já que ele não é instalado na máquina.

Agora na versão 8.0, ele traz o Shadel Model 2.0 e 3.0 habilitados por padrão, evitando problemas já conhecidos de versões anteriores. A lista de jogos compatíveis aumenta a cada dia e pode ser conferida nesta lista.

Nessa modalidade, o usuário precisa do jogo em questão e do próprio emulador instalado. Para rodá-lo, não é necessário reiniciar a máquina ou alternar entre sistema operacional e máquina virtual. Mas, por se tratar de uma ferramenta complexa, alguns jogos não rodam 100%, apresentando bugs.

Virtualizador

O Virtualizador, também chamado de máquina virtual, é um programa que roda qualquer aplicativo -- jogos ou não -- de um sistema em outro. Nessa modalidade, o usuário deve ter em mãos o próprio virtualizador (VMware Fusion, Parallels ou VirtualBox, por exemplo), o sistema operacional base (o Windows, neste caso) e o jogo em questão.

A grande vantagem aqui é o usuário não precisar reiniciar o computador para jogar. Mas como a máquina virtual é instalada junto ao sistema operacional, ela divide os recursos da máquina entre os sistemas, deixando o uso de memória, processador e placa de vídeo limitado para os jogos. Por isso, não se trata de uma boa opção para títulos mais pesados que necessitam de grande processamento gráfico.

Últimas dicas de Software

Hospedagem: UOL Host