UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Software > Windows

19/11/2008 - 07h03

Computadores com Vista já suportam 64-bit, mas XP também é opção

PAULO REBÊLO| Para o UOL Tecnologia
Para usuários Windows que optam por instalar uma versão 64-bit do sistema operacional, há apenas duas opções: usar o Windows XP-64 ou o Vista-64. Ambos podem ser adotados com menos de 4 GB, desde que o seu processador tenha suporte à tecnologia. O XP64, por exemplo, roda muito bem com 2 GB. Já o Vista64, não pense nele antes de ter, pelo menos, 4 GB.

O Vista64 é mais fácil de encontrar e comprar, até porque somente a partir do Vista - e de sua insaciável fome por memória - é que a Microsoft passou a investir no usuário doméstico da plataforma 64-bit.

O XP64 não é o mesmo XP tradicional. Ele é feito a partir do código do Windows Server 2003 e vários drivers de hardware não são compatíveis.

Já o Vista 64 é praticamente igual ao Vista tradicional, com a melhora de estabilidade e performance esperadas para quem tem 4 GB ou mais. Os requisitos de hardware são os mesmos. Atenção apenas ao processador: é preciso ter uma CPU compatível com 64-bit.

Se você comprou um PC novo com 4 GB e Windows Vista, certamente o processador suporta a plataforma 64-bit. E caso você queira instalar mais de 4 GB, o Windows 64-bit é a única solução, visto que 4 GB é o máximo utilizável em hardware 32-bit.

Algumas recomendações de uso otimizado

A plataforma 64-bit é essencial para os gamers. Se o objetivo é jogar, principalmente se você tiver uma boa placa de vídeo, esqueça o Windows tradicional e migre logo.

O gerenciamento de memória é melhor nas duas frentes: na RAM e na placa de vídeo. Com o Windows 32-bit tradicional, placas de vídeo com muita memória vão terminar "engolindo" ainda mais sua RAM sem necessidade. O Vista64 é considerado uma boa escolha para os gamers com 4 GB ou mais.

Por outro lado, se você comprou 4 GB apenas para poder usar o Windows Vista sem reclamar, mas não gosta de games, coloque na balança as vantagens. Para uso apenas de internet e escritório, você terá um gerenciamento melhor de memória com 64-bit, sim, mas a compensação nem sempre vale a pena por causa da ausência de aplicativos 64-bit nativos.

Hoje em dia, espaço no disco rígido (HD) não é mais problema. Mas também vale realçar que os Windows 64-bit ocupam pelo menos 1 GB a mais de espaço em disco, por conta dos arquivos e bibliotecas maiores.

Compartilhe:

    Últimas dicas de Software

    Hospedagem: UOL Host