UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Software > Windows

15/12/2008 - 07h01

Windows 7 tem novo kernel para ocupar menos espaço no HD

PAULO REBÊLO | Para o UOL Tecnologia
Há diversas alterações no Windows 7 invisíveis ao usuário. A principal delas é a implementação de um novo kernel, base de qualquer sistema operacional que controla todas as funções e dependências. Também é a principal causa de você sentir o Windows 7 (mesmo com bugs) mais leve e rápido do que o Vista.

Batizado de MinWin, a (nova) promessa da Microsoft para este kernel é reduzir consideravelmente o tamanho do "esqueleto" do Windows. A ousada promessa é enxugar totalmente o código que controla o sistema, deixando-o menos entulhado de funções inúteis que rodam nos bastidores, sugando recursos ociosos de processador, disco rígido e memória.

Até agora, contudo, o MinWin existe somente debaixo dos panos. O Windows 7 é quase tão gigantesco (e com serviços supérfluos) quanto o Vista, só que um pouco menos burro. A Microsoft também prometeu algo parecido quando anunciou o Vista pela primeira vez, mas o resultado foi justamente o inverso. O Vista é, de longe, o sistema tecnicamente mais poluído lançado até hoje, ocupando 12 GB de espaço em disco e quase 600 MB de RAM apenas para a primeira inicialização, sem nenhum programa instalado ou funcionando.

O visual do Windows 7 segue o modelo Aero do Vista, com notáveis e agradáveis diferenças, ainda não finalizadas. A maior mudança é a adoção completa do visual introduzido pelo Office 2007. Em suma, o fim dos tradicionais menus e a inclusão de paletas superiores com as funções mais utilizadas pelo usuário.

Você ainda encontra o Internet Explorer 8.0 e o Windows Media Player 12, ambos também não finalizados, mas completamente estáveis. E uma versão bem primária do que virá a ser o DirectX 11 para os fãs de games.

As tradicionais atualizações de compatibilidade estão presentes no Windows 7, mesmo que em estágio preliminar, como edição de imagens e vídeos em alta resolução, com suporte ao Blu-Ray.

Por outro lado, tecnologias relativamente populares ainda não são abraçadas com afinco pelo Windows 7. O sistema ainda não é otimizado para uso em discos de estado sólido (SSD, de Solid State Drive) e, a exemplo do Vista, o usuário não sente na prática muita diferença no uso cotidiano de processadores com quatro núcleos, por exemplo.

Compartilhe:

    Últimas dicas de Software

    Hospedagem: UOL Host