UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Software > Windows

15/12/2008 - 07h02

Windows 7 traz barra de tarefas reformulada e interface diferente

PAULO REBÊLO | Para o UOL Tecnologia
É difícil resistir às pequenas novidades do Windows 7 em relação ao Vista. Aparentemente singelas, com o tempo parecem se tornar essenciais para quem se acostuma a elas. O lado negativo é ter que se acostumar, de novo, com mudanças na usabilidade básica do sistema —como o controle de pastas, da barra de ferramentas e do Windows Explorer.

A primeira grande mudança é a barra de tarefas, totalmente reformulada. Apelidada de SuperBar, já é centro de polêmicas por se assemelhar a um recurso anterior do concorrente MacOS. Para usuários exclusivos do Windows, contudo, é uma novidade bem recebida apesar de ter que abandonar vinte anos de um padrão já estabelecido.

A SuperBar consegue ser mais prática, porém, apenas depois de um certo treino e costume. Ela aproveita bem melhor o espaço de tela, alocando as janelas abertas e os programas a partir de seus ícones, que também podem ser personalizados. Você pode escolher quais programas podem ficar na barra de atalhos e no SuperBar, mas ela não substitui a barra de atalhos. Estes, por sinal, sumiram.

Tudo no Windows 7 tem a cara do novo Office, até mesmo utilitários simples como Paint e Wordpad. A tendência é haver ainda mais alterações no visual Aero até o lançamento da versão final do Windows 7, previsto para o início de 2010. Em contrapartida, ao menos até agora, o visual clássico do Windows foi deixado de lado, sem melhoras. Pelo contrário, o modo clássico é incompleto, com falhas gritantes.

O Menu Iniciar, por exemplo, não oferece mais a alternativa de ser revertido para o clássico. Várias alterações detalhistas podem ser encontradas por todo o Windows 7, basta observar bem. A SuperBar também não pode ser desativada. Ainda não há confirmação se haverá a opção de revertê-la para o modo clássico nas versões finais.

Pela primeira vez, o Windows oferece um utilitário de lembretes, as famosas sticky notes, para guardar anotações rápidas e recados na área de trabalho. Um verdadeiro presente para usuários leigos, já que agora ninguém precisa mais procurar programas na Internet para fazer o mesmo.

O Windows 7 também introduz o conceito de Homegroup. Logo na instalação, você tem a opção de conectar sua casa inteira (outros computadores e periféricos, como MP3 Player) ao Windows 7, para sincronia e transferência de dados. É uma rede doméstica mais fácil e intuitiva.

Também há novidades para usuários de Tablet PC, como o Windows Journal e o teclado flutuante, visto que uma das propostas do Windows 7 é se tornar atrativo para portáteis e dispositivos sensíveis ao toque. Vários templates (modelos prontos) são oferecidos no "caderno" para Tablet PC, como agenda de compromissos, calendário, anotações gerais etc.

Compartilhe:

    Últimas dicas de Software

    Hospedagem: UOL Host