UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Software > Windows

02/01/2009 - 15h40 / Atualizada 18/11/2009 - 16h36

Novo acordo ortográfico: veja como escrever e-mails e textos corretamente

CAMILA RODRIGUES DA SILVA | Do UOL Tecnologia
Você está tentando escrever 'ideia' no Word e ele fica corrigindo para antiga forma 'idéia' ? Saiba que, até que a Microsoft solte a atualização do Office com o novo corretor ortográfico, você pode usar o corretor ortográfico Vero para escrever corretamente no editor de texto e na Internet, respeitando as novas regras de ortografia que entraram em vigor neste dia 1º de janeiro.

Instale o Vero no Firefox

Baixe aqui o corretor ortográfico atualizado

Escreva certo: entenda o que muda com o novo acordo ortográfico

Para quem não sabe, o modo de escrever mudou um pouco desde ontem, quando passou a valer um novo acordo ortográfico que altera a forma de acentuar e escrever algumas palavras: 'idéia'virou 'ideia', 'vôo' virou 'voo' e microondas virou micro-ondas, por exemplo.

O Vero é um corretor ortográfico baseado em software livre e compatível com a suíte de escritórios gratuita BrOffice (uma espécie de genérico do Microsoft Office, com editor de textos, planilhas, bancos de dados e apresentação de slides).

No mesmo site, também é possível encontrar um corretor ortográfico para usar no navegador Firefox e evitar erros de português em e-mails. Clique aqui e veja como instalá-lo.

Ele já está atualizado de acordo com as novas regras desde julho de 2008, disse Raimundo Santos Moura, coordenador do Projeto Verificador Ortográfico do BrOffice.org. "O Vero pode ser usado também em outros editores de texto em software livre, como o VIM. Mas com o Word ele ainda não funciona", afirma Moura.

Para conseguir escrever corretamente você deverá, portanto, instalar o BrOffice e depois baixar o Vero.

A Microsoft ainda não informou quando irá liberar a atualização com o novo corretor ortográfico. O prazo para adaptação dos softwares às novas regras é de três anos, ou seja, até 2012, as duas regras valerão.

Últimas dicas de Software

Hospedagem: UOL Host