UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Software > Windows

11/03/2009 - 09h33 / Atualizada 18/11/2009 - 16h37

Interface, design, plugins e skins personalizam players

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
Entre os players avaliados, o que mais chama a atenção do ponto de vista de personalização é o Winamp. Na sua cola, há o Songbird, o Windows Media Player e o iTunes. Em comum, entretanto, os quatro softwares têm a interface principal fácil de usar e o idioma português como língua presente nos programas.

Desde que foi lançado, o que mais agrada aos usuários do Winamp é a vasta coleção de itens de personalização. Se sua interface clássica é feia e há ainda alguma dificuldade em encontrar ou configurar alguns serviços, isso fica para trás quando o usuário entra no site www.winamp.com. No endereço, é possível encontrar uma longa série de skins, que dão a cara desejada ao player — há temas que vão desde times de futebol até maços de cigarros, passando por personagens infantis ou animais exóticos. Do ponto de vista dos plugins, desenvolvedores criaram basicamente qualquer recurso adicional ao Winamp.

Seguindo essa longa tradição de plugins e skins do Winamp, quem se destaca é o Songbird. Por ser um programa da linha colaborativa, ele conta já com alguns belos skins que o deixam um pouco diferente do iTunes, software no qual foi claramente inspirado. Quanto aos plugins, o próprio programa oferece alguns assim que é instalado e rodado pela primeira vez. Em alguns testes realizados pelo UOL Tecnologia, foram detectados alguns programinhas úteis, como um minimizador que leva o programa para o tray do Windows e uma janela que exibe a letra da música que é executada.

Embora Windows Media Player e iTunes não primem por plugins ou skins em excesso, ambos são os que nativamente tem as interfaces mais bonitas e fáceis de serem utilizadas. Mesmo porque o WMP leva o jeitão Microsoft de ser, assim como o iTunes carrega a cara Apple. Para ambos os programas, usuários acostumados com quaisquer players do mercado conseguem usá-los sem a necessidade de uma alta curva de aprendizado.

Últimas dicas de Software

Hospedagem: UOL Host