UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Software > Windows

11/03/2009 - 09h30

Velocidade e consumo de memória são baixos em players

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
A velocidade das respostas de um programa e o quanto ele requer de uma máquina podem ser itens determinantes para usuários — sobretudo aqueles que tem máquinas antigas. Nos players Windows Media Player, Winamp, iTunes e Songbird, no geral, o consumo de memória é baixo, assim como os hardware requerido por eles. Entretanto, a agilidade de cada um varia.

O mais rápido e integrado ao sistema — no caso, o Windows Vista — foi o Windows Media Player. Com consumo de memória numa média de 40.960 KB, quando reproduziu músicas e filmes, o programa também foi ágil nas respostas e se mostrou bastante robusto — já que não apresentou conflitos nas reproduções de diversas extensões.

Em seguida, no quesito consumo de memória, o iTunes se mostrou bastante competente. Com aproximadamente 51.200 KB enquanto rodava vídeos e música, o player foi bem no consumo. Entretanto, na variação de tarefas, entre mudar de uma estação de rádio para outra ou ainda acessar a iTunes Store, o software deixou a desejar, "pensando" mais do que o esperado.

O Winamp full, que ofereceu alguns problemas de inicialização e piscadas na tela do PC, gastou em média 71.680 KB de RAM. Embora seja um programa esperto, esse "alto" consumo pode ser explicado pelo grande número de recursos que oferece ao exibir sua versão "cheia".

Por fim, campeão absoluto de consumo de RAM, o Songbird pediu em média 112.640 KB para tocar músicas e acessar o YouTube para passar vídeos. Como parte dele é baseada no navegador da Mozilla, que notoriamente tem um problema crônico de consumo, não chegou a ser uma surpresa.

Os testes foram realizados com um PC dotado de um processador Core 2 Duo e 3 GB de RAM. Por ser uma máquina potente, as requisições de memória não chegaram a incomodar nos testes. Lembre-se de que esses testes que não podem ser considerados como provas cientificas, mas meros referenciais. Embora a máquina estivesse nas mesmas condições para realizar o benchmark, a conexão à web pode ter variado de taxa, o que pode ter influenciado no acesso dos softs às páginas eletrônicas requisitadas.

Compartilhe:

    Últimas dicas de Software

    Hospedagem: UOL Host