UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Software > Windows

18/03/2009 - 07h01 / Atualizada 18/11/2009 - 16h37

Kazaa e Limewire brigam pelas redes P2P

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
Kazaa e Limewire são dois dos principais programas para a troca de arquivos da atualidade. Em comum, eles têm a facilidade de uso e a popularidade — esse último item é muito importante quando o assunto é P2P, porque, em tese, quanto mais usuários, mais conteúdo será possível encontrar por meio do software.

O jeitão de ambos é semelhante e, nesse quesito, há um empate. Embora o Limewire tenha uma interface mais bonita, ambos possuem versões em português e os comandos são simples, é bastante fácil usá-los. Grosso modo, e para usuários iniciantes, basta abrir os softs, digitar o que se deseja no campo de busca e clicar em "buscar".

Aprenda a instalar e a utilizar o Kazaa
Aprenda a instalar e a utilizar o Limewire

Na janela principal, aparecerão as ocorrências relativas do que o usuário pediu. Para baixar, basta dar um duplo clique sobre o nome do arquivo e pronto. Entretanto, há alguns macetes para realizar a transferência. Deve-se observar qualidade do arquivo e a conexão disponível na outra ponta da "linha". Tanto Kazaa como Limewire mostram essas informações. Quanto maior a qualidade do arquivo e mais rápida a conexão, melhor.

Ambos os programas têm players embutidos e permitem que o usuário ouça o que está baixando antes de terminar o download — essa função é essencial, uma vez que o conteúdo pode estar nomeado erroneamente. Além disso, tanto Kazaa como Limewire têm browsers integrados que — apesar de fracos, se comparados com navegadores de grande porte — podem quebrar o galho quando se deseja acessar a web.

Detalhes

Se tanto Kazaa como Limewire se equivalem no quesito transferência de dados — que, no final das contas, é o que importa em um programa do gênero — alguns detalhes podem fazer a diferença. Ou melhor: os pontos negativos.

O Limewire é pouco personalizável e um tanto lento ao responder ao usuário — o problema é que ele é baseado em Java, o que exige máquinas potentes. Além disso, um problema comum é que arquivos maliciosos estão espalhados por sua rede, o que pode prejudicar usuários iniciantes ou descuidados.

Já o Kazaa, eventualmente, pode apresentar problemas com o Vista. Em nossos testes, o programa teve de ser reinicializado mais de três vezes, por apresentar conflitos diversos. Outro problema detectado foi a demora em conectar-se à rede Kazaa — o Limewire, por sua vez, se conectou instantaneamente.

Últimas dicas de Software

Hospedagem: UOL Host