UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Software > Windows

18/03/2009 - 07h02 / Atualizada 18/11/2009 - 16h37

Torrent, a evolução da troca de arquivos

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
Além dos clássicos programas P2P, como Limewire, Kazaa e eMule, há ainda um protocolo de troca de dados que tem, a cada dia, mais adeptos. É o torrent, que permite download rápido de arquivos que ficam indexado em websites.

Basicamente, baixar torrents é tarefa simples. O usuário deve baixar um software compatível com o protocolo torrent. Ao abrir o programa, basta digitar no campo de busca, o que é desejado — pode ser o nome de um filme, de um álbum ou uma obra qualquer.

Imediatamente, o programa abre o navegador que leva o usuário a uma página eletrônica de torrent, já pré-configurada nos programas. As mais populares são Mininova e ThePirateBay. Ao entrar no site, já haverá um botão escrito "Download". Basta clicar sobre ele e esperar a transferência terminar.

Um dos trunfos dos torrents é que os arquivos são quebrados em pedaços, e ficam espalhados pelos computadores dos usuários — embora sejam indexados em sites, eles na verdade estão nas máquinas pessoais. Quanto mais o usuário deixar esses arquivos para serem indexados, mais rápido ele baixará outros conteúdos digitais.

Os pedaços dos arquivos são puxados aleatoriamente e, quando todos chegam ao computador do usuário, eles são remontados e constituem o arquivo final. Esse inteligente sistema otimiza o download e não sobrecarrega o servidor central.

Nesse sistema de trocas, há grande importância em observar o número de seeder e leecher que tem os arquivos em suas máquinas. Seeders são os usuários que já têm todo o conteúdo em suas máquinas. Leechers são aqueles que estão baixando naquele momento. Ao realizar o download via torrent, a pessoa puxa pedaços do arquivo pedido tanto de seeders quanto de leechers. Assim sendo, quanto maior o número de seeders e leechers, mais rápido será o download.

Confira, abaixo, o quatro mais populares clientes de torrent da web:

BitTorrent
µTorrent
Vuze (Azureus)
BitComet

Últimas dicas de Software

Hospedagem: UOL Host