UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Software > Windows

25/03/2009 - 12h00 / Atualizada 18/11/2009 - 16h37

Batalha de browsers: novas versões competem por velocidade, segurança e adicionais

LUIZ FUKUSHIRO | Do UOL Tecnologia
Este mês tem sido bem movimentado no mundo dos browsers: enquanto o Internet Explorer lançou sua versão final 8, o Chrome, o Firefox e o Safari anunciaram novos betas. E a tendência iniciada em grande escala pelo Firefox, produzido pela Mozilla, agora é no mínimo paradigma: o browser não é somente uma janela que exibe suas páginas da web, deve ser também um centro multimídia rápido e seguro.

Baixe aqui o Internet Explorer 8
Baixe aqui o Google Chrome 2 Beta
Baixe aqui o Mozilla Firefox 3.1 Beta
Baixe aqui o Safari 4 Beta

Todos esses browsers prometem boa velocidade: o Chrome Beta 2 promete ser até 35% mais rápido, enquanto o IE 8 diz ser o mais veloz — pelo menos em um teste realizado pela Unesp, ele ganhou do Firefox. Já o Safari aposta também numa interface caprichada, com os Top Sites, que imitam o famoso Cover Flow nascido no iTunes e que já funciona em todo o sistema operacional da Apple (para ficar claro, consiste em exibir imagens como em um álbum de fotos). Privacidade e segurança não ficaram de fora, e todos os browsers fizeram a lição de casa: instalaram detectores de malware e modos privativos de navegação.

Veja como instalar o Internet Explorer 8
Veja como instalar o Chrome 2 Beta
Veja como instalar o Firefox 3.1 Beta
Veja como instalar o Safari 4 Beta

Aqui neste teste do UOL Tecnologia procuramos mostrar as principais opções — e frescuras — de cada um deles, assim como as facilidades de navegação. Quesitos como performance e segurança não ficaram de lado. E como falar de browsers (assim como de sistemas operacionais) é sempre bastante polêmico no mundo da tecnologia, aproveite e contribua dando a sua opinião: qual dos browsers você usa e qual você acha melhor?

Últimas dicas de Software

Hospedagem: UOL Host