UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Software > Windows

25/03/2009 - 12h01 / Atualizada 18/11/2009 - 16h38

Navegação: abas agora são lei

LUIZ FUKUSHIRO | Do UOL Tecnologia
Antigamente, abrir diversas páginas da web era sinônimo de um monte de janelas abertas, o que causava uma confusão na sua barra de tarefas e fazia você perder tempo procurando onde é que você abriu o seu e-mail. Com o advento das abas, popularizadas pelo Firefox, o usuário pode abrir diversas páginas em uma só janela, facilitando a organização e a navegação entre elas. Agora, segundo essa nova leva de browsers, ter abas não é somente uma obrigação: elas apenas são o princípio de diversos novos recursos para deixar sua navegação mais rápida e organizada.

Em termos de organização, o Internet Explorer 8 ganha: ele não só abre abas como também as organiza por grupos — segurando a tecla Ctrl e clicando em um link, ele abre esse endereço em uma nova aba e deixa as duas abas (a original e a recém aberta) com a mesma cor. Em suas Guias Rápidas, que exibe um thumbnail de todas as abas abertas, esse sistema também aparece. Para quem usa o Firefox, isso só é possível com a utilização de uma extensão.

Veja os recursos do Internet Explorer 8
Veja os recursos do Chrome 2 Beta
Veja os recursos do Firefox 3.1 Beta
Veja como os recursos do Safari 4 Beta

O Safari cumpre a função burocraticamente. No entanto, o browser da Apple dá atenção à sua visualização, com o Top Sites, recurso que importa o famoso Cover Flow nascido no iTunes — e agora alastrado por todo o sistema operacional Mac — que consiste em exibir thumbnails das páginas. Isso funciona tanto para bookmarks como também para o histórico. No entanto, nos testes do UOL Tecnologia, uma decepção: o botão que faz exibir o Top Sites não funcionou. Não encontramos nenhuma referência a esse possível problema na documentação do Safari. Por isso, fomos buscar na web: em alguns fóruns, alguns usuários reclamaram do mesmo problema e alguns especulam que seja um bug relacionado à placa de vídeo. Nós utilizamos um PC com Pentium 4 de 2,8 MHz, 512 MB de memória RAM e placa de vídeo onboard de 96 MB, com o Windows XP instalado.

Você também teve este problema? Compartilhe em nosso grupo de discussão

O Chrome e o Firefox cumprem a função das abas tradicionalmente. O Chrome, ao abrir uma nova aba em branco, exibe as páginas mais visitadas, as abas recém fechadas e o histórico de buscas. O Firefox, que popularizou o sistema de abas, não alterou muito a sua dinâmica desde a implantação, o que não anula o fato de que elas funcionam muito bem.

E essas abas não ficam paradas: veja na tabela abaixo o que é possível fazer com elas:
Chrome 2Firefox 3.1IE 8Safari 4
Mudar a ordem das abas de uma janelaSimSimSimSim
Tirar uma aba de uma janela e colocar em outraSimSimNãoSim
Transformar uma aba em uma nova janelaSimSimNãoSim
Salva abas quando o programa é fechadoNãoSimNãoNão

Últimas dicas de Software

Hospedagem: UOL Host