UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Software > Windows

25/03/2009 - 12h01 / Atualizada 18/11/2009 - 16h37

Performance e carregamento: Chrome é o mais leve, Safari o mais rápido

LUIZ FUKUSHIRO | Do UOL Tecnologia
Fato é que não tem nada mais chato que página da web não carregar porque o browser dá aquelas engasgadas, mesmo com uma super internet de fibra ótica. Para isso, os desenvolvedores quebram a cabeça em busca de engines (a parte do software que, como diz em inglês, é o "motor" do browser) que executem a tarefa o mais rápido possível utilizando o menor processamento — o que estamos chamando aqui de performance.

Nos testes do UOL Tecnologia, realizados em um PC com Windows XP Service Pack 3, processador Pentium 4 de 2,8 MHz e 512 MB de memória RAM, no geral, todos os browsers se comportaram direitinho. Com todos abertos ao mesmo tempo, eles ainda respondiam.

Com duas abas abertas, quem mais queimava memória era o Internet Explorer 8, seguido do Safari 4, do Firefox 3.1 e finalmente o Chrome 2, que se mostrou o mais leve de todos. Aliás, a maneira de trabalhar do browser é bem esperta: cada aba do browser, assim como seus plugins, funciona em uma instância diferente. Traduzindo, é como se cada parte do Chrome fosse um programa rodando em separado. Isso, além de otimizar a performance, é muito útil quando uma página resolve não abrir e travar — basta finalizar a aba ou plugin no gerenciador de tarefas do próprio Chrome e o resto das páginas continuam abertas.

Veja os recursos do Internet Explorer 8
Veja os recursos do Chrome 2 Beta
Veja os recursos do Firefox 3.1 Beta
Veja como os recursos do Safari 4 Beta

Apesar de o Safari ser o segundo que mais gasta processamento, quando minimizado, seu consumo de RAM caiu pela metade, chegando a ficar mais leve que o Chrome.

Agora, um teste mais pesado: abrimos três vídeos do YouTube simultaneamente em abas diferentes. A ordem continuou praticamente a mesma: o IE 8 foi o que mais consumiu memória, seguido do Safari. Firefox e Chrome tiveram um empate técnico: orbitaram pela mesma quantia de memória gasta.

Os browsers foram testados sem nenhuma extensão instalada, ou seja, foram testados em sua forma pura. O Firefox e agora também o IE 8 permitem a instalação de plugins que, apesar de serem uma grande vantagem no quesito praticidade, podem deixar seu browser mais pesado.

Chrome 2Firefox 3.1Internet Explorer 8Safari 4
6.6 s6.8 s7.1 s6.5 s
Já no quesito carregamento, os browsers tiveram pequenas diferenças entre si. Para chegar a esses valores, calculamos o tempo de carregamento de uma página de cerca de 700 KB. O valor obtido é a média de diversas tentativas, sempre limpando o cache entre elas.

Seu resultado deu diferente? Compartilhe aqui.

O Safari foi o mais rápido, com 6,5 segundos. O mais lento, o IE 8, que ultrapassou os 7 segundo. Veja na tabela todos os resultados.

Últimas dicas de Software

Hospedagem: UOL Host