UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Software > Windows

25/03/2009 - 12h01 / Atualizada 18/11/2009 - 16h37

Recursos extras: extensões do Firefox ainda resolvem tudo

LUIZ FUKUSHIRO | Do UOL Tecnologia
Nesta nova safra de browsers, os desenvolvedores começaram a pensar que o navegador não é mais só uma caixa que deve abrir corretamente a sua página: ele tem que ter a cara do usuário. O Firefox resolveu isso implantando as extensões: como pequenos plug-ins, você pode postar no Twitter, checar e-mail, sincronizar seus favoritos com o Delicious e mais uma infinidade de coisas.

Quem resolveu aderir aos adicionais nesta nova geração foi o Internet Explorer 8. São barras de pesquisa personalizadas, o recurso web slices — que, como um feed RSS atualiza-se automaticamente quando novo conteúdo é disponibilizado —, e ferramentas do Windows Live — blog, tradutor e exibição de mapas sem sair da sua página.

Veja os recursos do Internet Explorer 8
Veja os recursos do Chrome 2 Beta
Veja os recursos do Firefox 3.1 Beta
Veja como os recursos do Safari 4 Beta

O Safari permite plug-ins, mas ainda é um tanto incipiente. O Chrome ainda não utiliza o recurso — mas considerando todos os recursos com a grife Google (Gmail, Gtalk, Google Reader), dá até para esperar uns adicionais que pelo menos conecte tudo isso ao browser da empresa.

De qualquer forma, vale esperar para ver o que os desenvolvedores — seja dos browsers ou os desenvolvedores independentes — resolvam criar para os browser. O Firefox ganha disparado com suas extensões, mas já são alguns anos colecionando programetes de diversos desenvolvedores. A questão agora é esperar e ver o que vem por aí.

Últimas dicas de Software

Hospedagem: UOL Host