UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Software > Windows

25/03/2009 - 12h01 / Atualizada 18/11/2009 - 16h38

Segurança e privacidade: todos browsers preparados (em tese)

LUIZ FUKUSHIRO | Do UOL Tecnologia
Notícia sobre hacker invadindo browser não falta: o Internet Explorer 8 foi invadido antes mesmo do lançamento e o Safari 4, em 10 segundos. Firefox foi considerado o mais vulnerável de 2008. A Microsoft diz que o IE 8 é mais seguro que o Chrome, que por sua vez sobreviveu a uma competição de hackers — o browser do Google não foi invadido após um dia de desafio, o mesmo que derrubou o Safari em segundos.

Preparados para essa metralhada de buracos na segurança, a geração toda de browsers prometem maior segurança ao internauta: todos vêm com proteção contra ataques phishing e malwares integrada ao navegador. (Agora, se isso vai funcionar ou não, já é outra história.)

Veja os recursos do Internet Explorer 8
Veja os recursos do Chrome 2 Beta
Veja os recursos do Firefox 3.1 Beta
Veja como os recursos do Safari 4 Beta

Privacidade também foi fortalecida: os "modos privados" agora estão presentes em todos os browsers — sendo o Safari o primeiro da turma a fazer isso, em uma versão passada. Esse modo consiste em cessar a gravação de histórico e de cachê e de envio de informações aos sites. Alguns dizem que é para manter a segurança. Outro alegam que isso é apenas uma maneira segura de olhar pornografia.

Polêmicas à parte, o InPrivate Mode do IE 8 pode ser uma boa maneira de evitar o envio de informações a sites não confiáveis. É possível configurar esse recurso para bloquear tudo (o que acaba bloqueando o uso de Flash e outros plugins) ou apenas algumas coisas.

Últimas dicas de Software

Hospedagem: UOL Host