UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Software > Windows

01/04/2009 - 06h58 / Atualizada 18/11/2009 - 16h38

Windows Live Mail prima pela integração com a web, Thunderbird, pela personalização

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
Microsoft Windows Live Mail e Mozilla Thunderbird foram desenvolvidos para receberem e enviarem mensagens eletrônicas de forma simples e rápida. Seria tarefa fácil se ambos se ativessem a isso, mas os softwares hoje em dia podem ser considerados centrais de organização: integração com calendários, filtros antispam e agendador de tarefas confirmam essa tese.

Baixe aqui o Thunderbird
Baixe aqui o Live Mail

Nesse quesito, ambos empatam. São fáceis de usar e, com interface intuitiva, permitem aos usuários se organizarem sem pensar muito. A interface do Live Mail, entretanto, é mais amigável do que a do Thunderbird. Por meio do programa, com todas as seções bem divididas e organizadas sob links e janelas, o usuário iniciante consegue realizar as funções principais sem pensar muito.
ThunderbirdLive Mail
Interface mais sisuda, mas competenteSeções são bem divididas e funções principais são de fácil acesso
Integração com outros sistemas não são encontradas facilmenteIntegração com serviços web e instant messengers; destaque para integração com o pacote Windows Live
Configuração de servidores exige mais paciênciaFiltro muito rígido dá vários "falsos positivos"
Programa altamente personalizável, mas no início difícil de configurarFácil configuração de contas de e-mail


Atividades como buscar mensagens, acessar instant messenger, integrar contas de diferentes webmails (como Hotmail e Gmail) são realizadas com dois ou três cliques e dois comandos. Tudo, em português, leva o usuário diretamente ao que necessita. O modo como as mensagens são dispostas, em escala horizontal, também chama a atenção. Da esquerda para a direita, na interface principal, há três janelas importantes: a de pastas, a de mensagens e a de conteúdo das mensagens. O sistema, em resumo, é simples, inteligente, intuitivo e completo.

Veja imagens do Thunderbird
Veja imagens do Live Mail

No Thunderbird, que por padrão é sisudo, a navegação não é tão prazerosa, embora seja competente. Na janela principal, as pastas ficam à esquerda. As mensagens ficam na parte superior, enquanto o seu conteúdo fica na janela inferior. Essa configuração pode ser mudada — assim como quase tudo no software, mas é necessário uma curva de aprendizado que despenderá algum tempo de usuários iniciantes.

A integração com outros sistemas online, como páginas da web, agendas e feeds RSS não se encontram a tão fácil alcance, como em seu concorrente da Microsoft, sendo necessário adentrar nas configurações do software. Nada que usuários medianos, com alguma paciência, não consigam acertar em um par de horas.

Últimas dicas de Software

Hospedagem: UOL Host