UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Software > Windows

15/04/2009 - 06h56 / Atualizada 18/11/2009 - 16h38

QuickRSS é leve não necessita de instalação; FeedReader é fácil de usar

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
Tanto o QuickRSS como o FeedReader são programas simples, que, grosso modo, fazem bem as mesmas coisas: levam ao usuário as atualizações dos sites preferidos. Para incluir os feeds nos leitores, o internauta realiza a mesma ação nos dois softwares: clica em Novo feed, escreve o endereço e dá OK.

As diferenças dos dois programas residem nos detalhes. O QuickRSS, que não tem sua última versão em português, é mais leve que o concorrente, descarta instalação e tem um bom browser integrado — não comparável a navegadores profissionais, como Internet Explorer e Firefox, mas mesmo assim competente.

Faça o download do QuickRSS
Faça o download do FeedReader

Entre outras funções, muito poucas, o QuickRSS permite ao usuário agendar de quanto em quanto tempo quer que o programa cheque se há atualizações dos feeds. Há um simplório sistema de gerenciamento de RSS e, indicado para preguiçosos, o soft já conta com dezenas de feeds de sites de notícias pré-configurados.

O FeedReader ganha do QuickRSS no quesito facilidade de uso — principalmente porque está parcialmente em português (algumas funções não foram traduzidas e mantêm a grafia no idioma inglês). Além disso, o programa é mais completo que o concorrente: ele tem várias opções de personalização, como gerenciamento completo de feeds, proteção por senha, automatização de tarefas e agendamento.

Veja imagens do QuickRSS
Veja imagens do FeedReader

O ponto negativo do FeedReader, principalmente quando comparado com o QuickRSS, é que, além de mais pesado, o programa tem um navegador embutido dos mais simples que existem (embora use, como muleta, o navegador padrão do usuário, se esse desejar ver páginas inteiras).

Últimas dicas de Software

Hospedagem: UOL Host