UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Software > Windows

10/06/2009 - 21h15

Rápidos e versáteis, leitores de PDF deixam Adobe Reader comendo poeira

SÉRGIO VINÍCIUS |Para o UOL Tecnologia
Não é necessário fazer um teste cronometrado. Basta escolher um arquivo gerado em PDF qualquer e tentá-lo abrir com Foxit PDF Reader, Free eXPert PDF Reader, Perfect PDF Reader 5 e com o Adobe Reader. No olhômetro, enquanto os três primeiros empatam em velocidade, o último, pensa.

Não bastasse essa característica fundamental —alta velocidade e pouco consumo de hardware— os três softwares avaliados ainda oferecem características que podem agradar de acordo com o usuário.

O Foxit é rico em possibilidades (permite que o usuário faça anotações sobre o documento, por exemplo). O Free eXPert garante alterações de ordem visual no documento. Por fim, o Perfect se parece com os programas do Office 2007. Enquanto isso, o Adobe Reader, pensa.

O destaque do Foxit é sua simplicidade. Ele não apresenta telas de carregamento, boas-vindas, tutoriais, wizards ou assemelhados. Por isso, carrega rapidamente. O programa faz tudo o que o Adobe Reader faz - imprime, visualiza, salva -, mas também converte arquivos e permite a utilização de add-ons. O soft ainda tem suporte a Javascript e agrada por possuir pequenos itens inteligentes —como uma ferramenta de anotações e comentários. Por fim, contra 20 MB do pensador Adobe Reader, pesa meros 4 MB.

O Free eXPert PDF Reader, por sua vez, copia, cola, imprime e oferece total interatividade com o documento em PDF. Como opções de personalização, permite a criação de marcas e atalhos no arquivo. Outra característica interessante é a busca integrada: esperto, basta digitar o que se deseja que o termo aparece grifado no texto. Por fim, e isso é uma das características mais interessantes do Free eXPert, ele permite que o usuário altere o fundo do documento, colocando a cor que mais o agrada para realizar a leitura.

Para usuários acostumados (e que gostam dele) com o Office 2007, o Perfect PDF talvez seja a ferramenta ideal. Leve, ele tem a interface idêntica a programas como Word, Excel e outros do pacote de escritório da Microsoft. Altamente intuitivo, o programa não necessita de curva de aprendizado e o usuário pode manipular ou imprimir o PDF sem pestanejar. O fato desabonador é que somente há versão em inglês do programa.

Compartilhe:

    Últimas dicas de Software

    Hospedagem: UOL Host