UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Software > Windows

22/09/2009 - 21h54 / Atualizada 18/11/2009 - 16h34

Confira dez funções extras que o MSN não tem

GUILHERME TAGIAROLI | Do UOL Tecnologia
Que o Windows Live Messenger (ou MSN Messenger) é o programa de mensagem instantânea mais usado no Brasil, ninguém duvida —estima-se que cerca de 45 milhões de usuários utilizam o serviço.

Porém, outros programas do mesmo tipo oferecem uma série de funcionalidades que o, até então, líder do mercado não oferece. O UOL Tecnologia testou sete programas e uma aplicação web que efetuam dez funções extras que o programa da Microsoft não tem.

Conheça programas com funções que o MSN não tem

  • Getty Images


1) Busca de usuários do serviço
A busca de usuários no programa da Microsoft é complicada, você só consegue adicionar alguém, se essa pessoa te passar um email configurado no Windows Live. O programa ChatterBox é um mensageiro para quem busca pessoas interessadas em um relacionamento. O software conta com um sistema de busca de parceiros, que pode ser filtrada por sexo, faixa etária e país.

2) Suporte à radio online
Conversar em um programa mensageiro e ouvir música já fazem parte do ritual de boa parte dos internautas. O UOL Messenger permite que o usuário ouça as rádios do portal, enquanto conversa com seus amigos.

3) Personalizar nick
O Windows Live Messenger permite apenas a colocação de emoticons no nome de exibição. Contudo, esse é um problema contornável. Basta instalar o complemento Messenger Plus Live!. Este aplicativo, dentre várias funções, permite que o usuário personalize seu nome com cores. Essas configurações só são visualizadas pelos usuários que também tem o complemento instalado.

4) Descobrir quem não quer conversar com você
Um dos grandes mistérios para quem usa programas mensageiros é saber se alguém te excluiu da lista de contatos. O aMSN ajuda a resolver isso. O software mostra todos os contatos que te excluíram da lista de contatos. Para indicar isso, o programa coloca um x ao lado do nome de exibição.

5) Esconder o Messenger
Algumas pessoas gostam de usar o MSN no trabalho, mas têm medo de que seus chefes as vejam usando o programa durante o horário comercial. Para isso, o complemento Messenger Plus Live! tem uma função muito boa para esse tipo de utilidade. Teclando Ctrl e espaço, simultaneamente, a tela do Messenger ficará escondida próximo ao relógio do Windows, sem deixar suspeitas.

6) Mudar a transparência da janela
Outra alternativa contra bisbilhoteiros é mudar a transparência da janela. O programa russo Qip Infium faz isso. Ele permite a configuração do nível de transparência através de um barra de rolagem. Além do QipInfium, o Messenger Plus Live! executa essa mesma função. Com a diferença de que a transparência só é aplicada na janela da conversa.

7) Manter diversas conversas através de abas
Um dos desafios, para os usuários que têm muitos contatos do MSN, é administrar aquele monte de janelas piscantes quando recebem mensagens. O programa Pidgin suporta o sistema de abas para as janelas de conversação, facilitando o trabalho de usuários populares.

8) Ser rodado via pendrive
Para quem usa diversos computadores, uma boa opção é o Mercury. Este programa permite que você rode o Windows Live Messenger através de um pendrive. O software é leve e ocupa 20MB de espaço em disco.

9) Interface web e integração com página de e-mail
Ainda que a Microsoft ofereça um serviço de webmessenger pelo hotmail, o uso é muito complicado. Ele não separa o status dos contatos claramente. Como opção, o Google Talk executa melhor o papel através do acesso ao Gmail ou via gadget pela internet.

10) Logar em outras plataformas
Muitas pessoas, além de usar o Windows Live Messenger, usam serviços de outras empresas como Google (GTalk) e Yahoo (Yahoo Messenger). Vários programas suportam esses diversos serviços. Um deles é o Pidgin. Para usá-lo, basta adicionar os serviços que você tem cadastro. O UOL Messenger também se conecta a outras plataformas: Jabber, Yahoo, ICQ, MSN e Yahoo.

Últimas dicas de Software

Hospedagem: UOL Host