UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Software > Windows

18/11/2009 - 08h00

Aprenda a converter seus arquivos de áudio para diversos formatos

GUILHERME TAGIAROLI | DO UOL Tecnologia
O lançamento de aparelhos tocadores de música portáteis fez com que várias pessoas começassem a prestar atenção no formato de arquivo de música. Até porquê alguns aparelhos tem formatos exclusivos como os da Apple com o AAC, tem também os que tocam apenas arquivos de extensão MP3 e há alguns híbridos que suportam MP3 e o formato da Microsoft, WMA.

Características dos formatos

MP3 - Formato mais popular. Comprime arquivos de áudio retirando freqüências impercepctíveis ao ouvido humano.
WMA - formato proprietário da Microsoft. O arquivo no formato WMA é menor que no formato MP3.
AAC -usado pela Apple, apresenta taxas de compressão e qualidade melhores que o MP3.

Pensando na imensa variedade de arquivos de áudio que existem, o UOL Tecnologia vai ensinar passo-a-passo como passar um arquivo de música para outro formato com um programa gratuito. No caso, utlizaremos o MediaCoder para converter um arquivo de música do formato WMA para o MP3. Confira o tutorial:

Passo 1: Faça o download do MediaCoder e instale-o.

Passo 2: Abra o programa e vá no menu Arquivo > Adicionar Arquivo, onde será selecionado o arquivo no formato WMA que será convertido. Marque o arquivo desejado e clique em abrir.

Passo 3: Na sequencia, o usuário deverá ir no item Codificador e escolher o formato desejado para conversão. Como queremos transformar o arquivo WMA em MP3, escolheremos a opção LAME MP3.

Passo 4: O próximo passo é escolher em qual local será gravado o arquivo transformado. Para isso no lado direito superior do programa tem um botão "..." próximo ao item Pasta de Saída. Para facilitar, coloquei no desktop. Caso você não selecione uma pasta, provavelmente, o arquivo será transferido para a pasta Meus Documentos.

Passo 5: Para finalizar, clique no ícone Start para iniciar a conversão. No final do processo, o programa mostrará uma caixa de diálogo indicando o tempo que a transcodificação levou para ficar pronta e o tamanho do arquivo. No caso, o arquivo convertido ficou com 1,42 MB, enquanto originalmente, no formato WMA, ele estava com 747 KB.

Compartilhe:

    Últimas dicas de Software

    Hospedagem: UOL Host