UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Software > Windows

18/11/2009 - 08h00

Transforme o formato de seus arquivos de vídeo

GUILHERME TAGIAROLI | DO UOL Tecnologia

Características dos formatos

WMV - faz parte dos ASF (Advanced Systems Format) da Microsoft. É o formato de vídeo utilizado, por exemplo, no Windows MovieMaker.
FLV - formato utilizado em vídeos Flash, por exemplo, os do YouTube ou do UOL Mais que utilizam a tecnologia da Adobe Systems.
AVI - formato conhecido por juntar áudio e vídeo no mesmo arquivo, é compatível com a maioria dos players e aparelhos DVD.
MPEG - padrão de compressão criado pela MPEG (Moving Picture Experts Group). Muito usado em vídeos da internet.

Como não poderia ser diferente de outros formatos multimídias, arquivos de vídeos tem diversas extensões que, se diferenciam basicamente, pela técnica de compressão usada. Há formatos que comprimem pouco e mantém a qualidade (como os formatos MPEG e AVI), enquanto outros, mais voltados ao uso da internet, têm qualidade menor, como o formato FLV, muito usado em sites de vídeo como o UOL Mais.

Há vários programas que realizam este processo de conversão de vídeos, como o SuperVideo Converter e o QuickMedia Converter. Para ilustrar a diferença do tamanho de arquivos, usaremos o QuickMedia Converter para transformar um arquivo no formato AVI, em um no formato FLV. Confira o tutorial abaixo:

Passo 1: Baixe o QuickMedia Converter e instale no computador.

Passo 2: Após mudar o idioma para o inglês (a versão em português está muito mal traduzida), clique no botão com o símbolo "+" na cor verde, ao lado esquerdo da tela, e procure o local do arquivo onde está o vídeo.

Passo 3: Em seguida, clique no ícone para indicar o formato para o qual você quer converter o arquivo, no caso o FLV.

Passo 4: Por fim, clique no botão Start e, após algum tempo (que varia de acordo com o tamanho do arquivo) o vídeo será convertido.

Compartilhe:

    Últimas dicas de Software

    Hospedagem: UOL Host

    Características dos formatos