UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Software > Windows

07/04/2010 - 10h55 / Atualizada 07/04/2010 - 14h09

Guia sobre formatação de disco rígido ensina quando e como realizar a tarefa

ANA IKEDA | Do UOL Tecnologia

Seu computador anda cada vez mais lento. De repente, abrir mais de um aplicativo ao mesmo tempo fica impossível. Cada clique do mouse leva você à beira de um ataque de nervos, com a demora na resposta. E eis que surge aquele seu amigo com um conselho que parece mágico: por que você não formata sua máquina?

Para quem não é muito íntimo da informática, a formatação é o processo que “apaga” o sistema operacional e todos os arquivos do disco rígido do seu computador (mais especificamente, o sistema operacional é reescrito e perde a referência da localização dos arquivos).

Ela é uma opção radical, recomendada em casos como o descrito acima, quando a máquina começa a dar sinais de cansaço: depois de alguns anos de uso, muito aplicativos e arquivos instalados e desinstalados depois, o computador fica lento, não responde corretamente aos comandos e trava constantemente.

A formatação ainda é indicada em casos em que não foi possível remover um vírus do computador por softwares de segurança. Com os arquivos de sistema corrompidos, a formatação do disco rígido (ou HD) ajuda a eliminar a praga virtual.

“Em geral, a formatação funciona como um diagnóstico da máquina, mostrando se o problema é do hardware [componentes físicos] ou software [sistema e aplicativos]”, explica Plínio de Aquino Jr., professor do Departamento de Ciência da Computação e coordenador do Laboratório de Engenharia de Usabilidade da FEI.

Se após a formatação e reinstalação do sistema o computador continuar travando, isso pode indicar que há algum defeito no hardware – você pode então trocar alguns componentes ou, se nada funcionar, talvez seja o caso de pensar em comprar uma máquina nova.

Mas, se a máquina voltou a operar normalmente, o problema era em relação ao software.

Com a ajuda da equipe do Laboratório de Usabilidade da FEI, o UOL Tecnologia preparou um passo a passo para a formatação de computadores com sistema Windows XP e Windows 7, tanto para quem não tem onde fazer um backup e como para quem tem.

Mas antes de se aventurar na tarefa, confira alguns cuidados prévios importantes.

  • Glaucia Motta/UOL

    Equipe do Laboratório de Usabilidade da FEI indica passos para quem nunca formatou um computador; tarefa requer paciência e cuidados básicos para evitar a perda de arquivos

Últimas dicas de Software

Hospedagem: UOL Host