UOL Notícias Tecnologia

Dicas >

17/01/2008 - 07h00 / Atualizada 09/11/2009 - 19h34

Veja dicas para adotar o Linux sem dificuldades no PC

LEONARDO GAETI | Para o UOL Tecnologia
Nunca se falou tanto no Linux, inclusive no Brasil. O Governo Federal estimula o uso do sistema operacional de código livre nos desktops e notebooks populares —por um lado, é uma boa forma de economizar em licenças do Windows, por outro, permite uma experiência agradável e livre ao usuário. Mas será que o Linux está preparado para ser um substituto do Windows nos desktops?

Você tem dúvidas com o Linux? Compartilhe-as aqui

A verdade é que depende de quem será o usuário. Desenvolvedores de programas geralmente optam pelo Linux por ele possuir uma enorme gama de softwares livres de excelente qualidade. Entretanto, apesar de encontrar seu espaço entre usuários avançados, o sistema sempre foi um problema para usuários médios ou leigos, seja pela dificuldade de configurá-lo manualmente sem ter conhecimentos extensos, seja pela falta de suporte de fabricantes de hardware e desenvolvedores de software.

Mas isso começou a mudar há alguns anos: distribuições cada vez mais amigáveis, recursos de interoperabilidade com o Windows e o crescimento de softwares de código livre disponíveis para várias plataformas impulsionaram o sistema para um nicho pouco explorado anteriormente: o usuário comum no dia-a-dia.

Grandes empresas perceberam que o Linux pode ser uma alternativa viável ao sistema operacional da Microsoft. A Novell adquiriu o SUSE Linux, uma distribuição alemã que sempre foi conhecida pelos amantes do pinguim. IBM, Sun e HP investem pesado na plataforma aberta, e a Canonical faz sucesso com a distribuição que foi responsável pelo boom atual do Linux nos desktops: o Ubuntu. (Saiba mais sobre distribuições)

Perfil de uso

Os softwares disponíveis atualmente permitem fazer praticamente tudo que se faz no Windows, com exceção da maioria dos jogos que usa como base o DirectX, plataforma de desenvolvimento de jogos da Microsoft.

Você pode navegar na Internet, usar comunicadores instantêneos e e-mail, trocar e visualizar arquivos, vídeos e músicas sem muita dificuldade. A utilização do BROffice (antigo OpenOffice no Brasil) também garante uma boa experiência em produção de textos e apresentações, embora recursos avançados disponíveis no Microsoft Office tenham alguns problemas de compatibilidade (como macros e diagramações complexas).

Entre as dificuldades, estão a edição avançada de vídeo e áudio (não existem programas tão poderosos quanto os do Windows, como Adobe Premiere ou Soundforge), os jogos que são expecíficos para Windows e o desenvolvimento de Flash (pois a Adobe não disponibiliza seu editor para Linux).

Agora que você já sabe os prós e contras, que tal aprender como instalar e configurar o Linux em seu computador?
Mais Linux
Ubuntu: um Linux sem segredos
Instale o Ubuntu em seu desktop ou notebook
Instale o Linux a partir do Windows sem complicações
Dicas para quem vai migrar para o Linux
Linux no ambiente corporativo funciona?
Assistir vídeos em PC com Linux também é fácil
Converta músicas de CDs para arquivos MP3 no Linux
Execute aplicativos de Windows no Linux
Interface Aero no Linux
Linux Day incentiva uso do software livre
IBM investe 2,2 milhões de dólares em Linux no Brasil

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host