UOL Notícias Tecnologia

Dicas >

12/03/2008 - 07h00 / Atualizada 09/11/2009 - 19h54

Veja comparativo de banda larga fixa ou móvel e dê asas ao notebook

CEILA SANTOS | Para o UOL Tecnologia
Sem fios, leves e fáceis de carregar. Os notebooks ocupam uma crescente posição de destaque na lista de compras dos brasileiros —em 2007, foram vendidos mais de 1,9 milhões deles, crescimento de 183% em relação a 2006, segundo a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica).

Com a popularização da banda larga e a chegada das tecnologias de telefonia 3G, é hora de avaliar se vale deixar o notebook plugado à banda larga fixa à sua casa ou dar adeus aos fios e escolher um plano de acesso rápido wireless à Internet.

A escolha depende do uso que você pretende fazer do PC portátil no seu dia-a-dia. O notebook vai substituir o desktop da sua casa? Ou vai servir apenas para lazer? Para cada caso, você tem diferentes alternativas para explorar mais velocidade ou mobilidade.

Para trabalhar em casa ou substituir o desktop

Se você trabalhar em casa e o notebook vai substituir o desktop, sem muita mobilidade, os velhos serviços de banda larga fixa, como Speedy, Virtua ou Velox continuam a ser os mais indicados. Tais serviços oferecem conexões mais rápidas e um sinal que tende a ser mais estável.

Para conectar-se a qualquer hora

Se sua meta é levar o notebook à tiracolo para qualquer lugar, esqueça a conexão "amarrada" e parta logo para o acesso à Internet móvel oferecido atualmente pelas operadoras de celular (que ainda não têm a concorrência do WiMax). Dê preferência aos de terceira geração (3G) que, embora ainda novos no país, garantem conexões mais rápidas do que os tradicionais GPRS e EDGE.

Antes de escolher o serviço, é interessante avaliar com cuidado quais são as opções oferecidas pelas operadoras e se acostumar com uma nova maneira de tarifação: a maioria dos modelos de oferta de Internet móvel não segue o critério de velocidade, e sim de volume de dados que você consome.

COM 1 MB É POSSÍVEL...
Ler entre 10 e 20 páginas de Web
Receber/enviar até 200 e-mails
Download de 2 minutos de vídeo
Por exemplo: pacotes que oferecem 1 GB não querem dizer que a velocidade de conexão será de 1 Gbps, e sim a quantidade de informações que podem ser baixadas para o notebook ou PC sem ultrapassar a cota oferecida pelo plano.

Na oferta da Internet móvel também existem planos de acesso ilimitado, que cobram um valor fixo por mês independente do volume de dados.

Para o lazer

Se o portátil ainda não vai substituir o desktop, e seu interesse pela Internet será apenas para checar e-mail ou navegar esporadicamente, o acesso básico feito pelo seu celular já dá conta do recado, em um aperto que exija mobilidade.

Além do custo do acesso, que definirá a velocidade ou o volume de tráfego de dados transferido, o UOL Tecnologia avaliou também o preço do dispositivo de acesso (modem, placa PCMCIA ou mini-modem USB) e a cobertura de rede —item importante, pois as conexões móveis que oferecem maior velocidade nem sempre estão disponíveis em todas as regiões atendidas pelas operadoras.

E, antes de decidir pelo serviço, é bom levar a fatura da conta atual —caso o usuário tenha banda larga em casa— para tentar negociar com a operadora concorrente.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host