UOL Notícias Tecnologia

Dicas >

26/03/2008 - 07h00 / Atualizada 09/11/2009 - 19h38

Troque o Office por softs online e edite seus documentos na Web

LILIAN FERREIRA | UOL Tecnologia
Softwares online pouco a pouco vêm roubando espaço dos programas que precisam ser instalados no computador para rodar. Um dos primeiros motivos é a gratuidade. Além disso, os softs online não gastam espaço no disco rígido (cada vez mais necessário para armazenar fotos, vídeos, músicas e games, e não programas que comem dezenas de gigabites) e permitem acessar os documentos de qualquer lugar, sem precisar ter nada instalado no computador. Além desta vantagem, ainda é possível compartilhar arquivos e realizar edição colaborativa de textos, planilhas e apresentações.

Assim, nada de mandar documentos por e-mail ou gravar em um pendrive, baixar em um computador e rezar para que ele tenha o programa e a versão usadas para criar o arquivo. Além disso, você não gera cópias de um mesmo documento em diversos locais que podem ser visitados por "curiosos".

Conheça alguns programas de edição de texto, planilhas e apresentação de slides online.

Alternativas

Um dos principais programas "substituídos" é o Microsoft Office, com os populares Word, Excel e PowerPoint. O primeiro concorrente de peso foi o Open Office (versão gratuita, mas que necessitava ser instalado na máquina). Com o boom iminente dos softs online, o Google comprou algumas empresas do ramo e criou o Google Docs. Ele reúne programas muito similares aos da Microsoft, mas que rodam e ficam armazenados na Internet.

Paulo Santos resolveu aderir ao Google Docs quando um amigo compartilhou com ele uma planilha de gastos online. "Agora, posso gerenciar meus gastos onde estiver. Não tenho mais que esperar chegar em casa para marcar tudo. E eu sempre acabava esquecendo onde tinha gasto uma parte do dinheiro", conta.

Já Elisa Alves optou pelo programa online quando perdeu a última atualização de sua monografia. Ela salvou uma cópia no PC, mas, por algum motivo, o arquivo se corrompeu e ela acabou esquecendo de mandar a última versão por e-mail (recurso muito utilizado hoje é usar o e-mail para backup de arquivos, o que acaba fazendo com que você guarde diversas versões de um mesmo documento e deixe sua caixa de e-mail bagunçada). "Ai eu aprendi na marra que era melhor manter uma versão online. Eu posso acessar de qualquer lugar, as alterações estão sempre lá e é mais difícil perder o documento".

No começo do mês de março, a Microsoft contra atacou e lançou a versão beta do seu pacote de aplicativos, o Office Live Workspace. A ferramenta será gratuita e permitirá o compartilhamento de mais de 1.000 arquivos. Não é necessário ter o Office instalado na máquina para acessar a versão online, mas testes realizados apresentaram problemas no uso do soft em Macintosh.

Mas não são só as grandes do mercado de tecnologia que criaram versões na rede dos programas de escritório. Confira nos álbuns algumas alternativas ao pacote de escritório padrão que está instalado no seu PC agora.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host