UOL Notícias Tecnologia

Dicas >

04/06/2008 - 07h00 / Atualizada 09/11/2009 - 19h52

Web ajuda a achar amor, tirar dúvidas jurídicas e até fazer terapia

LILIAN FERREIRA |Do UOL Tecnologia
Existem momentos que não temos mais para quem apelar. E é, então, que a Internet mostra o lado voluntário das pessoas que estão dispostas a ajudar as outras. Na rede, é possível encontrar páginas que realizam desejos, tiram dúvidas sobre a legislação e até aqueles que dão apoio psicológico à distância. Grupos para discutir problemas em comum e para achar o amor, também estão entre os serviços oferecidos na Web.

O Teu advogado, por exemplo, foi criado em 2001 por advogados de Porto Alegre para prestar consultoria sobre termos jurídicos. Sem nenhum custo, pessoas podem mandar perguntas que são respondidas em até 3 dias úteis. Paulo Renato Lima de Magalhães Filho, responsável pelo site, diz que quando o serviço foi lançado teve grande acesso, hoje, são cerca de 20 a 30 perguntas por mês.

Arte/UOL
Pessoas dispostas ajudar (e as que precisam de ajuda) se encontram na Web
"É bom lembrar que nem todas as perguntas são respondidas. As questões de direito do trabalho e criminal não são respondidas, porque necessitam de muitos detalhes para serem respondidas", afirma. Segundo o advogado, as principais dúvidas são em torno de direito de família (como pensão, separação, guarda de filhos) e problemas de crédito (SPC, Serasa, danos morais).

Magalhães Filho lembra que o site dá apenas esclarecimentos preliminares, o que não substitui o trabalho do advogado. "É importante para o usuário entender qual a aplicação legal e evitar processos descabidos". Ele conta ainda que pessoas das classes C e D são os principais usuários do serviço.

Outra iniciativa nacional é o Meus 3 desejos. A idéia básica do projeto é a colaboração mútua entre as pessoas. Você entra, faz um cadastro e escreve o que deseja: pode ser qualquer coisa, bens materiais ou não. Então, outras pessoas entram no site para fazer e realizar pedidos. Há pedidos de cursos, computadores e companhias. Vale dar uma olhada para ver se você não pode ajudar alguém.
Mais
SOS Internet: sites que ajudam o internauta
Atendimento psicológico online já é realidade no país
Troca de experiências online ajuda pessoas doentes
Mais do que simplesmente achar a sua cara metade

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host