UOL Notícias Tecnologia

Dicas >

18/06/2008 - 17h33 / Atualizada 09/11/2009 - 19h57

Troque os principais componentes do PC para melhorar o desempenho da máquina

CAIO TERRERAN | Do UOL Tecnologia
Que se manifeste o primeiro leitor que nunca ficou em dúvida ao ouvir a palavra disco rígido. Ou, então, aquele que jamais deu um sorriso desajeitado ao ser questionado sobre a velocidade de clock de sua máquina e acerca de quantos pentes de memória nela estavam instalados.

Apesar de os computadores desempenharem papel fundamental no cotidiano da humanidade —a consultoria IDC estima que em 2008 serão vendidos 310 milhões de PCs mundo afora—, alguns de seus principais componentes ainda são ilustres desconhecidos para a maioria dos usuários.

Conheça, no gráfico abaixo, a definição de itens imprescindíveis para que sua máquina funcione satisfatoriamente e veja o quanto eles podem melhorar o desempenho do PC em caso de um upgrade — etapa esmiuçada em fotos passo-a-passo para processador, placa de vídeo, disco rígido e memória.



PC utilizado no upgrade

O micro que serviu de base para o upgrade foi concedido ao UOL Tecnologia pela loja Superkit e, em sua configuração inicial, continha processador Intel Celeron, placa-mãe Intel com vídeo on board, pente Kingston de 1 GB de memória e disco rígido Maxtor com capacidade para 180 GB de dados.

Após as melhorias, manteve a placa-mãe mas recebeu processador Intel Core 2 Duo E4500, placa de vídeo Zogis GeForce 8500 GT, pente Kingston adicional com mais 1 GB de memória e disco rígido Seagate com capacidade para 750 GB de dados.

Antes da etapa "mão na massa"

Animado a dar um "banho de loja" no velho desktop? Saiba que, antes de acionar a chave de fenda e o cartão de crédito, alguns cuidados devem ser tomados.

O principal deles é verificar a compatibilidade da placa-mãe com os componentes a serem instalados. Para checar o que ela suporta, vale ler o seu manual ou, caso queira encurtar o esforço, usar um software como o Everest Ultimate Edition.

Ele detalha as informações da placa-mãe (e de outros componentes também) e deixa claro o que o seu computador conseguirá incorporar em um possível upgrade.

Também não custa lembrar: sempre prefira adquirir peças de revendedores e fabricantes reconhecidos e fique de olho no prazo de garantia oferecido.
Hora do upgrade - veja álbuns com os passo-a-passo
Processador: PC fica mais rápido com novo "cérebro"
Placa de vídeo: mais agilidade para gráficos exigentes
Disco rígido: maior espaço para salvar dados no micro
Memória: PC ganha mais um pente e fica mais veloz
Mais nos sites parceiros
12 itens que um PC de última geração deve ter
Escolha a placa gráfica ideal para o seu PC

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host