UOL Notícias Tecnologia

Dicas >

18/07/2008 - 07h00 / Atualizada 09/11/2009 - 20h03

Linux Ubuntu: em vez de Windows pirata, software livre

CAMILA RODRIGUES | UOL Tecnologia
O custo de uma licença de Windows é um dos principais motivos que levam os usuários a recorrerem a cópias piratas. Para se ter uma idéia, a versão Vista Home Basic original atualmente custa cerca de R$ 300,00. No Brasil, 59% de todos os programas são piratas, de acordo com o 5º Estudo Anual Global de Pirataria de Software da Abes/BSA.

Compensa trocar Windows por sistemas operacionais gratuitos?

No entanto, é possível sair da ilegalidade experimentando uma distribuição do Linux com recursos semelhantes ao do sistema da Microsoft: o Ubuntu. O sistema operacional, baseado em software livre, é relativamente fácil de usar e gratuito.

Por ter código aberto, há muita gente desenvolvendo diferentes aplicações para esse sistema, o que aumenta as opções de aplicativos, inclusive alguns que são habitualmente usados no Windows. O grande número de desenvolvedores também serve para agilizar a correção de bugs e a atualização dos programas.

Quem não estiver disposto a uma mudança brusca de sistema operacional, pode se adaptar aos poucos usando o Wubi, um programa que permite instalar o Ubuntu como mais um software dentro do Windows. A única desvantagem é que ele ocupa cerca de 10 GB do disco.

Confira algumas dicas para instalar aplicações e interagir com o sistema com mais facilidade:

Para instalar programas no Ubuntu

Um dos meios mais fáceis de instalar programas no Ubuntu é por meio do recurso Adicionar/Remover:

Vá até Aplicações > Adicionar Aplicação. Digite sua senha para autorizar a ação e selecione o programa desejado na lista. Clique em Aplicar e aguarde enquanto o programa é baixado e instalado. Pronto. Já é possível acessar o programa pelo menu.

Como instalar um programa usando o Terminal

Um dos meios para instalar os programas quando eles não estão na lista é usar o terminal, que pode ser encontrado em Aplicações > Acessórios.

É uma tela preta parecida com o MS-DOS (para quem conheceu) —lembra os antigos computadores de tela de fósforo por conta de letras verdes. Aí, deverá ser digitado o seguinte código:

sudo apt-get install NOME DO PROGRAMA

Será solicitada, então, a senha do sistema. A partir daí, o sistema irá buscar o programa na Internet e sugerir os pacotes.

Então, o programa empacotado (como em arquivos zipados) será baixado, desempacotado e instalado automaticamente. O processo é bem rápido, porque os programas não costumam ter muito mais de 1 MB.

O UOL Tecnologia obteve sucesso ao testar o procedimento com quatro programas: Gaim (mensageiro instantâneo), XMMS e Exaile (tocadores de música), RAR (compactador de arquivos). Conheça alguns softwares que devem estar no seu computador.
Mais
Aprenda os comandos básicos no Linux
Veja dicas para adotar o Linux sem dificuldades no PC
Saiba como instalar o Linux no seu PC
Ubuntu, Fedora, Debian: entenda as distribuições do Linux
Linux instalado, é hora de pensar nos programas
Softwares que vêm com o Kubuntu
Softwares extras que você pode ter em seu PC com Linux
Configure o Linux para a migração ser mais fácil
Passo-a-passo da instalaçãoFotos
Baixe programas para LinuxGrupos de Discussão UOL
Conheça um pouco da história e do funcionamento do Linux
Pendrive tem Linux embutido e funciona em qualquer PC
Programas para o dia-a-diaFotos
Compare programas e descubra se vale migrar para o software livre
Você tem dúvidas com o Linux? Compartilhe-as aquiGrupos de Discussão UOL
Nove opções em software livre para a empresa economizar com TILer
Conheça 20 aplicativos gratuitos de software livreLer

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host