UOL Notícias Tecnologia

Dicas >

24/07/2008 - 10h55 / Atualizada 09/11/2009 - 19h37

Conheça o desempenho de três modelos de modem 3G

CAMILA RODRIGUES | UOL Tecnologia
Para saber se os modems 3G realmente oferecem banda larga, o UOL Tecnologia testou três modelos: a placa PCMCIA Vivo Zap Kyocera 3G, o Vivo USB Yiso 3G e o TIM Web Banda Larga.

Antes de apresentar os resultados, algumas considerações:

Uma conexão é considerada banda larga se ela supera a velocidade de 256 Kbps;

A rede da Vivo é diferente da rede da TIM e da Claro porque usa tecnologia EV-DO; isso significa que a velocidade máxima nominal (em condições ideais) de 2,4 Mbps, enquanto a das outras duas operadoras são HSDPA e alcançam velocidade nominal de 7,2 Mbps.

normalmente, é preciso instalar um programa para usar esses dispositivos, mas o processo costuma ser simples.

O teste com a placa Vivo Zap Kyocera 3G na região de Pinheiros, em São Paulo, apontou uma velocidade de download entre 85 Kbps e 129 Kbps; a de upload ficou entre 92 e 28 Kbps —o equivalente à velocidade de rede discada. Para se ter uma idéia, um vídeo de 10 MB demorou 15 minutos para ser baixado.

Da mesma operadora, o Vivo USB Yiso 3G teve um desempenho melhor. A velocidade de download alcançou 484 Kbps. Mesmo assim, foram necessários 11 minutos para baixar os vídeos.

O melhor desempenho ficou com o TIM 3G, que alcançou quase 1 Mbps de velocidade de download na região da Vila Mariana, também em São Paulo. No entanto, em alguns momentos, os dados foram transmitidos a 373 Kbps. E aquele vídeo de 10 MB foi baixado em três minutos.

Na região da avenida Paulista, porém, nem o dispositivo da TIM nem o USB Yiso 3G tiveram bom desempenho. O modem da Vivo simplesmente não se conectava e o da TIM não localizava a rede 3G e utilizou a rede EDGE (2,5 G) disponível; assim, a taxa de transmissão alcançou, no máximo, 129 Kbps de download.

Os modens da operadora Claro não chegaram a tempo para os testes realizados.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host