UOL Notícias Tecnologia

Dicas >

24/07/2008 - 09h40 / Atualizada 09/11/2009 - 20h07

Salve-se do apagão da banda larga com alternativas a seu alcance

LILIAN FERREIRA | UOL Tecnologia
O que há pouco tempo seria motivo de chacota já é realidade. Abstinência de Internet é uma doença grave nos dias atuais. Não, a pane da Telefônica não ocasionou suicídios em massa, mas as pessoas tiveram que rever como seriam suas vidas sem Internet.

Serviços públicos do Estado de São Paulo ficaram inoperantes, pessoas estavam histéricas por não poder checar e-mails e comunidades virtuais, nada de mensageiros instantâneos, nem pagamentos online em bancos.

Muito se falou que era só mudar o DNS (Domain Name System, ou Sistema de Resolução de Nomes) para conseguir navegar (não tem idéia do que é DNS e como ele interfere na sua conexão; veja).

Usuários que conseguiam conectar, mas não navegar, relataram que trocaram o DNS e conseguiram acessar a sites e outros informaram que os browsers mostravam erros de DNS.

Segundo a Telefônica, o problema ocorreu no backbone —espinha dorsal por onde passam dados de todos os clientes— e procurada pelo UOL Tecnologia não quis comentar a instabilidade no DNS.

Para você não ficar sem Internet em caso de apagão e ter sempre um plano B, o UOL Tecnologia preparou um guia para você se manter sempre conectado: seja pela linha discada, celular, modens 3G ou hotspots. Confira nos links ao lado.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host