UOL Notícias Tecnologia

Dicas >

01/07/2009 - 07h01 / Atualizada 09/11/2009 - 20h16

Vídeos em ordem, no computador ou no backup

DANIEL ANDREAZZI | do UOL Tecnologia
Quando se trata de organizar a vídeoteca, é preciso ter muito cuidado, pois quando se trata de um vídeo caseiro, por exemplo, perdê-lo significa perder para sempre. Esse é, segundo a fotógrafa americana Aimeé Baldridge, autora do livro Organize Your Digital Life (Organize Sua Vida Digital, ainda não lançado no Brasil), um dos pontos a prestar atenção na hora de organizar o computador. "É preciso analisar muito bem o que se vai digitalizar, para não tentar fazer muita coisa de uma vez. Esse é o tipo de coisa que se faz com calma", pondera.

Isso porque a digitalização de uma coleção de fitas VHS tem como função, além de deixar os vídeos mais disponíveis, descartar essas fitas e desocupar espaço em casa.

Depois de digitalizados, guardá-los no computador, mesmo com HDs espaçosos, não é tão simples, pois vídeos ocupam muito mais espaço que fotos ou músicas. Fazer backup em uma mídia ótica, como DVD, pode ser necessário. Nesse momento, o mais fácil é organizá-los cronologicamente. Provavelmente é seguro fazer duas cópias e mantê-las guardadas separadamente.

O que se trata de filmes e programas de TV, o ideal é ter pastas com o nome dos programas dentro da pasta Vídeos e então assistir e descartar. Caso sejam parte de uma coleção, fazer backup. "Assisto e faço backup, no meu HD não posso manter muitos vídeos porque tenho pouco espaço em disco. No HD fica só o quero ver nos próximos dias", conta Marco Gomes.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host