UOL Notícias Tecnologia

Dicas >

11/03/2010 - 08h00 / Atualizada 12/03/2010 - 14h54

Tire dúvidas sobre como economizar a bateria do celular

CINTIA BAIO | Do UOL Tecnologia

DICAS RÁPIDAS

Getty Images

1. Configure o display para que ele entre em "modo de espera" em pouco tempo. A luz do display utiliza muita bateria.

2. Desabilite as redes Wi-Fi e Bluetooth do aparelho.

3. Não baixe os e-mails completamente. Procure só
fazer o download de mensagens importantes ou só o cabeçalho
da mensagem.

4. Em smartphones, desligue aplicativos que você não esteja usando.

5. Quando a bateria estiver acabando, evite navegar pela internet ou utilizar o MP3 player do celular.

6. Mantenha o teclado bloqueado quando o celular estiver no bolso. Assim, é possível evitar que a iluminação da tela seja ligada
sem necessidade.
 

Perdeu uma ligação importante ou não conseguiu ler um e-mail por culpa da bateria, que acabou bem nessa hora? Algumas dicas simples e alguns mitos explicados podem ajudar a manter o celular funcionando por mais tempo.

Qual tarefa consome mais energia? E a melhor maneira para carregar a bateria? Celulares com display maior precisam de mais energia? As respostas para tais dúvidas foram dadas por Fabricio Habib, gerente de produtos da Samsung, e Rodrigo Ayres, gerente de produtos de celular da LG.

Qual é a função que mais consome energia em um celular ou smartphone?

O tráfego de dados, como o envio de e-mails, navegação pela internet, uso de redes sociais ou uso de MSN, é a atividade que mais consome bateria dos celulares, principalmente a dos smartphones — já que são aparelhos voltados, principalmente, para tais tarefas.

Qual é a melhor maneira para recarregar a bateria? Esperar terminar toda a carga ou posso recarregar quando quiser?

As baterias atuais são feitas de íon lítio e, diferente das antigas, não possuem mais o chamado "efeito memória". Assim, não é preciso carregá-las até o máximo e esperar descarregá-las até o mínimo, como acontecia com as de níquel cádmio, usadas em celulares antigos.

Desabilitar funções como Bluetooth e Wi-Fi ajudam a economizar a bateria?

De acordo com Fabricio Habib, da Samsung, desativar a busca por redes sem fio, como Wi-Fi e Bluetooth, contribui para economizar bateria do celular. Quanto menos tarefas o aparelho estiver executando, menor o consumo. Ainda segundo Habib, o Wi-Fi ligado consome mais energia do que o Bluetooth. "Quando o Bluetooth está só ativo, mas não conectado a outro dispositivo, não existe muita variação no consumo de energia", diz o gerente.

Navegar pela internet consome muita bateria?

Sim, o tráfego de dados, como já falamos, é a atividade que mais consome energia em um celular. Redes 3G, inclusive, consomem mais bateria que as 2G, como GPRS e Edge.

É melhor colocar sons MP3 ou os "normais" para chamadas e mensagens? Qual tipo de arquivo economiza mais?

Tanto faz colocar um som com extensão .mp3 ou os padrões do celular, segundo Rodrigo Ayres, da LG. "O que conta é o tempo que o som vai tocar antes do usuário atender a ligação", explica.

Deixar o celular em "modo avião" ajuda a economizar energia?
Quando o aparelho está em "modo avião" ele deixa de executar várias atividades, inclusive a de buscar a rede da operadora. Quanto menos tarefas está processando, menos bateria será preciso. Deixar no "modo avião" é indicado quando o usuário não está usando o serviço de voz e dados, mas quer editar documentos ou ler emails previamente baixados.

Displays maiores consomem mais energia?

Sim. Quanto maior resolução e maior o display, mais bateria será preciso.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host