UOL Notícias Tecnologia

29/01/2008 - 07h01

Agregadores são a ponte entre você e o conteúdo do RSS

CAIO TERRERAN | Do UOL Tecnologia
Antes de sair procurando o ícone do RSS nos seus sites preferidos, tenha em mente que não adianta clicar no logo da tecnologia sem ter um agregador para receber os feeds. Atualmente, existem três alternativas para quem quer usar RSS: os softwares; as versões mais recentes de browsers como Internet Explorer, Firefox e Opera; e os serviços online.

Os softwares exigem instalação, têm interface parecida com a de programas de e-mail e podem anunciar a chegada dos feeds com janelinhas que "pulam" na tela, ao estilo das conversas em comunicadores instantâneos.

Os browsers geralmente concentram a função de agregador de feeds em sua aba de "favoritos" e podem ser uma boa opção para quem quer experimentar o RSS sem instalar nada e utilizar apenas os recursos básicos da tecnologia.

Já os serviços online têm como vantagem a facilidade de uso e o fato de estarem acessíveis ao usuário onde quer que ele esteja —e com toda a sua biblioteca de feeds selecionados. Para quem já usa RSS e tem familiaridade com a tecnologia, alguns sites chegam a refinar o conteúdo recebido com base nas preferências demonstradas pelo usuário.

Como assinar um feed

Assine podcasts do UOL e sites parceiros e receba-os no agregador:

UOL Tecnologia

UOL News

UOL Música

UOL Horóscopo

UOL PODCASTS
Suponha que a sua opção seja por um serviço online como o Netvibes. A forma mais simples de receber os feeds em RSS do UOL Tecnologia, por exemplo, é clicar no logotipo laranja (localizado na coluna à esquerda do site, logo abaixo da lista de sites parceiros) com o botão direito do mouse e selecionar "Copiar link".

Feito isso, basta inserir o endereço, colando o link na caixa de inserção de RSS de um serviço online como o Netvibes (localizada no alto e à esquerda do site). Em instantes, você já estará recebendo os updates no serviço —sem perder nada do que é publicado por aqui. A vantagem do Netvibes é que você pode adicionar diversos feeds em abas temáticas —e montar um cardápio de leituras favoritas que, após seu login, estará lá, à sua disposição, de qualquer computador.

No caso de sua opção ser por um software, esse mesmo link do RSS pode ser colado na caixa de adição de feeds do programa. Feito isso, é só aguardar os updates e organizá-los da forma que lhe for mais conveniente.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host