UOL Notícias Tecnologia

29/01/2008 - 07h04

Ferramenta online ajuda a inserir link e logotipo de RSS no seu blog

CAIO TERRERAN | Do UOL Tecnologia
Você já sabe que o RSS facilita a sua vida na Web ao inverter a ordem de como o conteúdo chega ao usuário: em vez de ele ter de procurar o que quer, os assuntos de que ele gosta é que vão até ele. Se você é autor de um blog e se esforça para mantê-lo atualizado, que tal saber como deixar o internauta ligado em seu conteúdo e tirar proveito das facilidades do RSS?

Com a ajuda de ferramentas como o Feed Burner, é fácil adicionar RSS ao seu blog e manter leitores cientes das novidades. O site é um gerenciador de feeds que, entre outras facilidades, permite ao blogueiro conhecer o perfil de quem visita seu diário virtual, tem ferramentas dedicadas a podcasts e ajuda na hora de incluir um ícone de RSS na página.

Com instruções apenas em inglês, o FeedBurner é um serviço adquirido em 2007 pelo Google e com funções gratuitas.

RSS no blog

Para usá-lo é só acessar a página inicial do site e digitar a URL do seu blog. Após preencher dados pessoais na ficha de cadastro do FeedBurner, ele passará a acompanhar os acessos aos feeds do seu blog.

Para incluir o ícone de RSS no template, basta ir até a aba Publicize após ter sua conta criada no FeedBurner e escolher a opção Chicklet Chooser. Feito isso, escolha o ícone que deseja exibir no seu blog (pode ser o ícone clássico do RSS ou um dedicado a um agregador online específico, como Netvibes ou Bloglines).

Será gerado um código HTML que você deve incluir no blog —e pronto. Usuários de serviços como Blogger e TypePad têm a opção de incluir o código diretamente no blog.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host