UOL Notícias Tecnologia

06/02/2008 - 07h01

Utilize os modos de cena e capriche no enquadramento para bater boas fotos

RAFAEL RIGUES | Para o UOL Tecnologia
Ao comprar uma câmera digital, a maioria dos usuários se contenta em deixá-la no modo automático e tirar todas as fotos desta forma. Ok, isso é perfeitamente compreensível. Mas saiba que, embora os resultados sejam bons no geral, sempre é possível melhorar e dar um toque mais autoral às fotografias.

A maioria das câmeras para usuários iniciantes à venda no mercado traz uma série de ajustes pré-definidos que tornam mais fácil fotografar sob condições variadas. Eles são chamados de "modos de cena" e ajustam automaticamente vários parâmetros da câmera às condições do ambiente, como tempo de exposição e sensibilidade à luz.

A quantidade e os tipos de modo disponíveis variam de acordo com o modelo e o fabricante da câmera, mas os mais comuns são dia ensolarado, dia nublado, noturno, praia e neve.

Alternar entre eles geralmente é muito simples, basta mover um controle no corpo da câmera ou selecionar um item no menu do equipamento. Conhecer os diversos modos de cena e suas particularidades é a melhor forma de garantir fotos perfeitas sem esforço —faça chuva ou sol.

Modo manual

Também vale a pena se familiarizar com o chamado "modo manual", presente em praticamente todas as câmeras e que permite controle total sobre os parâmetros mencionados. A princípio, ele talvez pareça complicado demais, mas dominá-lo pode significar a diferença entre uma fantástica paisagem noturna ou um "borrão" preto com alguns pontinhos de luz.

Nessa regulagem, a câmera pode, por exemplo, aumentar o tempo de exposição de um objeto enquadrado. O resultado, se o procedimento for feito ao fotografar uma estrada ou rua durante a noite, pode ser uma daquelas fotos em que os faróis de carros deixam rastros na imagem, com linhas retas e coloridas.

Noções básicas de fotografia vêm bastante a calhar nessa hora e serão indispensáveis ao se usar o modo manual —portanto, é aconselhável que você comece tendo mais desenvoltura com os modos de cena da sua câmera para depois se aventurar pelo modo manual.

Dica de enquadramento

Ao tirar suas fotos, pense antes no que quer mostrar e enquadre a cena de acordo com a sua composição. Resista à tentação de querer mostrar, ao mesmo tempo, pessoas em frente a uma grande paisagem: quase sempre elas ficam reduzidas a pontinhos ínfimos e irreconhecíveis.

Se quiser fotografar seus amigos e parentes, enquadre e destaque os rostos e use o cenário apenas como pano de fundo. Se quiser destacar a paisagem, esqueça o pessoal.

Resista também à tentação de centralizar o assunto na imagem. Na hora de enquadrar, pense em um "truque" usado no mundo da fotografia e chamado de "regra dos terços": imagine que a imagem está dividida em nove partes iguais, dispostas em uma grade de 3x3.

Segundo a regra, posicionar o assunto, ou tema, da imagem em uma das intersecções entre as linhas que a dividem resulta em uma cena mais atraente, com aspecto mais profissional. Outra dica é evitar linhas retas e fotos "chapadas", de frente: ângulos e linhas diagonais resultam em imagens mais dinâmicas e interessantes.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host