UOL Notícias Tecnologia

06/02/2008 - 07h04

Retoque, personalize e melhore suas fotos com o Picasa

RAFAEL RIGUES | Para o UOL Tecnologia
Mesmo seguindo todos os truques e dicas de fotografia, nem sempre as imagens saem tão boas quanto deveriam. Nessa hora, um bom software de edição pode dar uma mãozinha e tornar uma foto ruim em uma imagem digna de elogios. Para isso, fotógrafos profissionais usam programas peso-pesado, como o Photoshop ou Lightroom, da Adobe, ou Aperture, da Apple.

Mas para um usuário doméstico, não é necessário ir tão longe. Afinal, um bom programa não é aquele com milhares de funções indecifráveis, e, sim, o que te deixa fazer os ajustes mais importantes e úteis de forma fácil e rápida.

Um dos melhores programas domésticos para organização e edição de imagens é o Picasa. Disponível gratuitamente na Internet, ele não só facilita a manutenção de sua coleção de fotos, permitindo a divisão em álbuns, com tags e categorias, como também traz uma série de recursos de edição bastante poderosos e fáceis de usar. Veja como usar o programa para corrigir alguns dos problemas mais comuns nas fotos do dia-a-dia.

Edição de fotos

Para editar uma foto no Picasa, basta dar dois cliques sobre ela no álbum. Na lateral esquerda da janela do programa surge um painel com três abas: "Correções básicas", "Ajustes" e "Efeitos". Em "Correções básicas" ficam as ferramentas para os ajustes mais comuns: "Cortar", "Endireitar", "Olhos vermelhos", "Autocontraste", "Autocor" e "Luz de preenchimento".

Comece com "Autocontraste" e "Autocor", que ajustam automaticamente luz e cores da imagem. "Autocor" é particularmente útil para corrigir os casos em que a foto "puxa" demais para uma cor, como em tons azulados ou avermelhados demais.

Se a foto estiver muito escura, experimente a opção "Luz de preenchimento" para "iluminar" a cena e corrigir o problema. Eliminar olhos vermelhos é muito fácil: basta selecionar a opção "Olhos vermelhos", marcar os olhos (arraste e solte o mouse) e pronto! Entretanto é sempre melhor prevenir do que remediar: a maioria das câmeras tem um modo de redução de olhos vermelhos, consulte o manual e use-o.

Melhoria de foco e cor

Para corrigir fotos ligeiramente desfocadas, use o efeito "Aumentar nitidez". Ele é cumulativo: quanto mais você usá-lo, mais definidos ficarão os detalhes da imagem. Mas vá com calma: o filtro não faz milagres, e você não vai conseguir salvar aquele "borrão total" da lixeira. Além disso, se usado com exagero, vai distorcer a imagem.

A opção "Temperatura da cor", em "Ajustes", pode ser usada para "esquentar" os tons de uma foto, deixando-a com uma aparência mais vibrante. É bastante útil em fotos tiradas em dias nublados, para deixar a cena mais viva. A opção "Saturação", em "Efeitos", serve a um propósito similar: use-a para saturar as cores, dando à sua foto uma aparência intensa.

Experimente todas as possibilidades: colocar a saturação no máximo pode deixar a imagem com uma aparência "surreal" e muito interessante. Por outro lado, deixá-la no mínimo transforma sua foto em tons de cinza. O mesmo efeito pode ser conseguido com a opção "P&B" em "Efeitos". E se quiser aquela cara de foto antiga, experimente combinar os efeitos "Sépia" e "Granulação".

Céu cinematográfico

Outro efeito interessante é o "Tingimento gradual", na aba "Efeitos", que pode transformar aquele céu cinza e sem graça em uma atmosfera azul digna de cinema ou em um legítimo vermelho marciano. Basta escolher o tom (em uma paleta com 34 cores pré-definidas, ou crie sua própria), marcar o ponto da imagem onde o céu termina e o Picasa se encarrega do resto.

Os efeitos restantes podem ser usados para dar um toque artístico às suas fotos: "P&B focalizado", por exemplo, deixa toda a foto em preto-e-branco, exceto uma área circular escolhida por você. O tamanho e intensidade do foco podem ser controlados à vontade.

O mesmo vale para "Filtro difusor", que desfoca toda a imagem, menos a área especificada. "Brilho" deixa as áreas mais claras da imagem com um brilho etéreo, uma espécie de "halo", como se tivessem luz própria, e dá à imagem um aspecto de sonho (bom para destacar momentos românticos).

Os vários efeitos e ajustes podem ser combinados, um sobre o outro, até que você consiga o resultado desejado. E não se preocupe: caso você se arrependa, pode desfazer tudo até voltar à imagem original.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host