UOL Notícias Tecnologia

07/02/2008 - 10h04

Organize suas finanças no PC e fuja do vermelho

CINTIA BAIO E LILIAN FERREIRA | Do UOL TECNOLOGIA
Começo de ano também é época de organizar suas finanças —se você tem aplicações na bolsa, não dá para esperar mais para deixar tudo sob controle.

Criar ou baixar planilhas de gastos no Excel ou em softwares de planilhas eletrônicas é uma maneira de saber onde estão suas despesas e ganhos. Assim, você pode ver e reajustar onde está gastando mais dinheiro. O UOL Tecnologia disponibiliza um arquivo com orçamento de gastos simples e também dicas de Excel para você incrementar sua própria planilha.

Além disso, existem softwares que fazem o controle do orçamento doméstico e de empresas. O HandMoney, por exemplo, faz o controle de seus gastos no PDA ou no celular. Com ele, você marca os gastos na hora (sem a desculpa de ter esquecido onde gastou tanto dinheiro), pode fazer cálculos e depois integrar os resultados com o Excel.

O Finance Desktop e o Hábil Pessoal dispensam o uso de planilhas e automatizam o controle de suas finanças no Windows. O primeiro possui recurso de movimentação de contas, importa extratos online, gera gráficos e simula ações. O HábilPessoal possui controle de contas bancárias e cartões de crédito, contas a pagar e a receber, receitas e despesas. Para quem usa Linux, uma boa pedida é o MoneyDance e para Mac, o iBank. Ambos funcionam de maneira semelhante aos softs para Windows, com controle de contas e comparação de dados.

Empresas podem controlar suas finanças com programas como Hábil Empresarial e Serius-CD. Eles possuem sistemas de contas a pagar e receber organizadas por dia, mês ou ano, controle de receitas, despesas e contas bancárias e ainda geram relatórios.

Para um gerenciamento maior da companhia, com controle de rotina, estoque, produtos, clientes, vendas, além do orçamento, empresários podem baixar o Mr. Manager Gold ou o Spk Business. Empresas que usam Linux podem usar o FIEL Contábil, as que usam Mac podem gerenciar suas contas com o MacPOSX.

De olho nas ações

Já se você é investidor da bolsa de valores e levou um susto com a recente queda nas ações, é bom instalar alguns programas para não perder a mão na hora de investir. O navegador Firefox possui, por exemplo, a extensão StockTicker, que mostra as cotações das ações em tempo real na janela do browser.

Se você é um home broker, deve ter instalado no seu computador programas como BrStock ou Soluções Home Broker. Eles ajudam você na hora de controlar e analisar ações. O primeiro fornece gráficos, cotações e rentabilidade enquanto o segundo ensina a entender os índices e variações da bolsa.

Para controlar tudo do celular ou do palmtop, o Stock Manager permite configurar portifólios e é atualizado por conexão wireless ou a cada sincronização com o PC. Quem tem celular Motorola, pode baixar o CellBroker, que envia informações como cotação de moedas e movimento de compra e venda de ações em tempo real com base nos indicadores da Bovespa e da BMF.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host