UOL Notícias Tecnologia

07/02/2008 - 10h03

Add-ons e novos browsers aceleram a navegação

CINTIA BAIO E LILIAN FERREIRA | Do UOL TECNOLOGIA
Quantas vezes você por dia você deixa de lado aquele trabalho chato para dar uma espiadinha em seu site preferido durante o expediente? Se a empresa não bloqueia o acesso à rede, não adianta esconder, provavelmente a resposta será "muitas vezes".

Mas você não é o único. Segundo uma pesquisa, no ano passado, o brasileiro gastou, em média, seis horas por semana navegando em endereços eletrônicos não relacionados ao trabalho durante o expediente. É um número 25% maior que o registrado em 2005.

Então, para fugir da culpa, o jeito é abandonar as "escapadinhas" e se concentrar só no trabalho? Vamos com calma: é possível produzir sem deixar de se divertir. É só agilizar pequenas ações corriqueiras, como preencher formulários e gerenciar e-mails.

Para te ajudar, o UOL Tecnologia fez uma lista de aplicativos fáceis e rápidos de instalar e foi à caça de alguns truques que vão dar uma força justamente nesse assunto: ganhar tempo.

Atalhos no browser

Links para sites favoritos - O primeiro passo para economizar tempo na navegação é parar de digitar o endereço completo do site que você visita com freqüência toda vez que resolve acessá-lo. Em uma conta rápida, perde-se cerca de cinco segundos nessa ação. E então, vamos agilizar?

Uma saída é criar links na barra de favoritos do browser. Assim, com um clique, você já estará nos sites. Nas versões 6 e 7 do Internet Explorer, basta digitar o endereço do site, ir até o menu Favorites (Favoritos) > Add to Favorites > Create in > Link. Ou então, clicar sobre o logo do site e arrastá-lo até a barra de favoritos.

Já no Firefox, digite o endereço, vá em Bookmarks > Bookmark this page > Create in > Barra de Favoritos. Clicar sobre o logo e arrastá-lo para a barra de favoritos também funciona no browser.

Homepages múltiplas - Outra dica interessante para agilizar a navegação é deixar as páginas que você visita todos os dias como, por exemplo, o e-mail e um site de notícias, já pré-programadas para que elas sejam acessadas sempre que o browser é inicializado.

No IE 7, o caminho para definir as páginas é: digite o endereço do site, clique em Home > Add or Change Homepage > Add This Webpage to Your Homepage Tabs (Home > Adicionar ou Mudar Homepage > Adicionar a Página em sua Aba de Homepages).

No Firefox, abra os sites que você deseja que sejam "as homepages", vá em Tools > Options > Use Current Pages. (Ferramentas > Opções > Use as páginas correntes)

Teclas de atalho - As combinações de teclas dão uma ajudinha para quem quer ver mais de um site a cada vez. Com elas, é possível abrir e navegar pelas abas, pesquisar termos ou alternar visualizações. Para cada um dos navegadores, as combinações mudam. Confira algumas delas:

Para o Internet Explorer

Para o Firefox

Para o Opera

Add-ons: completos e rápidos

Com os pequenos truques acima já aplicados no browser, é hora de dar um upgrade nas funções dos navegadores com alguns add-ons.

Para quem usa o navegador Firefox, esse termo— também conhecido como plugin ou extensão— já é bastante familiar. Para quem ainda não conhece, os add-ons são pequenos aplicativos que complementam as ferramentas oferecidas por determinados softwares.

No caso do Firefox, por se tratar de um navegador de código aberto, qualquer pessoa pode desenvolver esses aplicativos sempre que sentir necessidade de complementar as funções do navegador. A instalação dessas extensões segue um padrão comum: basta fazer o download e reiniciar o browser.

Veja o passo-a-passo para instalação

A maioria dos add-ons para navegadores é desenvolvido para o Firefox. As extensões para o Internet Explorer e outros browsers ainda são poucas. Confira abaixo uma lista com alguns add-ons para agilizar as tarefas executadas no Firefox:

Autocomplete-manager
Este add-on é para quem vive esquecendo a URL dos sites. Depois da instalação, basta escrever o nome do site na barra de navegação que uma lista com todos os endereços que contenham a palavra, não só na URL, mas no conteúdo das páginas, aparece.

Foxmarks Bookmark Synchronizer
Se você quer que todos os seus favoritos apareçam tanto no navegador de casa quanto no do trabalho, essa extensão é ideal. Basta instalar o add-on nas duas máquinas. Na máquina que já tem os favoritos, peça que a extensão os copie para a Web. Na máquina que vai receber os favoritos, acesse a extensão, coloque login e senha e peça para sincronizar.

FoxyTunes
Controle os players de música direto do browser com a extensão FoxyTunes. O tocador suporta WinAmp, Windows Media Player, iTunes, entre outros.

Sxipper
O que acha de trocar as milhares de senhas para acessar sites e e-mails protegidos por um único clique? O add-on Sxipper grava os dados de cada um dos endereços e, após digitar apenas uma única vez o login e senha de cada um deles, a extensão grava os dados e libera o acesso. Fique atento se outras pessoas usam a sua máquina.

DocuFarm
Ganhe tempo visualizando arquivos do tipo .doc, .xsl, .pps, .pdf diretamente na janela do browser. Além do Firefox, essa extensão também serve para o Internet Explorer.

URL Fixer
Vive errando a digitação? Sempre sai um "w" a mais ou uma letra invertida? A URL Fixer promete corrigir todos esses erros além de terminações ".org", ".net", ".edu" e outras

Screengrab!
Além de navegar para se divertir, tem muita gente que não desgruda o olho dos sites para o trabalho. Cópia de telas, usando o printscreen do teclado, acaba virando uma tarefa bem corriqueira. A extensão Screengrab! copia imagens de parte ou da tela inteira.

BROWSERS ALTERNATIVOS DÃO AJUDA EXTRA
FLOCKPara quem gosta de redes sociais, é o browser ideal. Tem ferramentas online para blogs, vídeos e compartilhamento de fotos
OPERAO navegador ainda tem uma parcela pequena de usuários, mas conta com recursos bastante interessantes, como a possibilidade de ver as páginas em miniatura, controle por voz e skins
SAFARIAssim como no Firefox, o Safari traz a possibilidade de instalar novos plug-ins, leitor de RSS e redicionamento de campos
UBROWSERO uBrowser promete mudar a visualização dos sites, transformando tudo em 3D. Oferece zoom, rotações e movimento de translação

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host