UOL Notícias Tecnologia

07/02/2008 - 10h02

Ordem na sala: coloque um media center no PC

CINTIA BAIO e LILIAN FERREIRA | Do UOL TECNOLOGIA
Carnaval, aniversário, Natal, viagem de ano novo. As datas passaram e o PC ficou cheio de vídeos e fotos que registraram os bons momentos dessas comemorações. Antes que mais registros se acumulem no computador, o que acha de organizar todas essas imagens? Alguns softwares dão uma mãozinha.

O AudioLabel CD/DVD Labeler promete dar "um jeito" nos filmes e vídeos. Com o software, é possível criar e imprimir capas e etiquetas para discos de DVD e CD a partir da imagem escolhidas por você. O programa traz ainda uma série de assistentes para os formatos de etiquetas dos principais fabricantes como Epson, Canon, HP, Pixma, entre outros.

Já o All My Movies organiza sua coleção de vídeos direto no computador. Com o software, é possível cadastrar e encontrar os filmes até por código de barras. Ele ainda possui controle de empréstimos, busca, relatório de estatísticas e exporta e importa coleções em diversos formatos.

O software gratuito Microsoft Photo Story 3 cria slideshows. É só arrastar as imagens na seqüência desejada, adicionar narração e escolher uma trilha sonora. Com a ajuda de programas como o Nero, você pode gravar estes arquivos para o DVD e exibi-los direto na TV.

Media center: tudo no PC

Agora, se tudo já estiver em seu devido lugar e o que você quer mesmo é organizar o modo como as imagens vão ser exibidas, é hora de usar os programas que, além de montarem apresentações, transformam o seu computador em um verdadeiro media center. Veja algumas opções:

Media Portal - Além de controlar a organização de fotos, também é usado para músicas, rádios e tempo. Com ele, é possível assistir programas de TV ao vivo, fazer gravações, adicionar games e personalizar informações.

LinuxMCE - Desenvolvido para o sistema operacional Linux, o software pode ser usado em um PC central, que funciona como um servidor que guardará vídeo, músicas e a recepção de TV, e computadores mais simples com os quais os usuários podem assistir o conteúdo do servidor.

O celular vira controle remoto

Já imaginou transformar o seu celular em um controle remoto, capaz de pausar filmes, abaixar o volume da televisão e ainda servir como mouse? Isso já é possível com alguns programas que podem ser baixados na Internet aliados a celulares com Bluetooth ou infravermelho.

Para controlar a TV via Bluetooth, por exemplo, é preciso plugar um adaptador USB no notebook ou PC, conectá-lo ao celular via sofware e à TV via cabo. Assim, você "pilota" a televisão com o aparelho a partir do notebook.

Como os softwares que fazem essa transformação variam muito entre os modelos de celular, o jeito é procurar um que seja compatível com o seu aparelho. O site Getjar, por exemplo, possui uma gama extensa desses aplicativos.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host