UOL Notícias Tecnologia

07/02/2008 - 10h01

PC organizado: ache mais rápido o que procura no computador

CINTIA BAIO e LILIAN FERREIRA | Do UOL TECNOLOGIA
O computador não pode ficar de fora da "faxina geral" que geralmente fazemos no começo do ano. É nele, provavelmente, que você passa grande parte de seu dia (seja trabalhando ou se divertindo) e mantê-lo organizado facilita o uso e ajuda a ganhar tempo.

Para a tarefa é preciso um pouco de mão-de-obra, principalmente na manutenção da "arrumação", mas você pode lançar mão de softwares para tornar o trabalho mais leve.

Organizar as pastas do computador é um bom começo. Tenha pastas específicas para fotos, vídeo e músicas. Toda vez que for salvar um arquivo preste atenção onde irá salvá-lo para poder encontrá-lo mais tarde sem ter de apelar para a busca. É bom guardar arquivos de um mesmo evento dentro de uma mesma pasta com o nome e data, por exemplo, dentro da pasta da "categoria".

Mas só isso não basta, é comum termos dois arquivos iguais em lugares diferentes do computador. Para encontrá-los, use o CloneSpy. Ele encontra e elimina arquivos duplicados idênticos ou com o mesmo nome.

Os nomes dos arquivos e pastas também são importantes para que você saiba onde localizar o que quer mais facilmente. O Renomear Tudo trabalha com vários arquivos ao mesmo tempo, possui filtros, permite alterar entre maiúscula e minúscula e ainda insere nome e data nos arquivos.

Imagens

Uma boa maneira de organizar suas fotos é baixar programas como o Picasa, o ACDSee ou o Preclick Golden Photo.

O Picasa busca todas as imagens e vídeos de seu PC e as organiza em pastas e datas, enquanto o ACDSee permite que você importe suas fotos diretamente de câmera e as classifica automaticamente baseado nas informações de metadados, como palavras-chave, tamanho e data. Já o Preclick classifica as fotos com estrelas de acordo com sua importância.

Músicas

As músicas podem ser gerenciadas usando as bibliotecas dos players mais comuns como iTunes (também para Mac), Winamp (também para Linux)ou Windows Media Player. Estes programas buscam no seu PC os arquivos de áudio e os organizam por álbum, artista, gênero etc..

O MediaMonkey, além de catalogar as músicas, busca na Internet informações atualizadas dos arquivos como capa do CD e nome da música e possui um sistema de tag inteligente. Para organizar seus arquivos de áudio de maneira geral e editar tags como nome da música, artista, álbum, você pode usar o JJ MP3 Renamer.

Os arquivos podem ser editados em lotes e as tags podem ser geradas a partir do nome do arquivo e vice-versa. Os textos podem ser ajustados para que fiquem todos em letras minúsculas, sem espaços em branco ou acentuação. Ele também baixa informações dos álbuns como ID3 tags automaticamente e permite a importação da letras das músicas.

Vídeos

Muitos dos programas que organizam fotos e alguns de música, também aceitam os arquivos de vídeo. Mas para ter bibliotecas de seus filmes, além da organização em pastas, vale ter programas como o Miro (com versões para Windows, Linux e Mac).

Além de tocar uma grande variedade de formatos em alta resolução, o Miro busca arquivos de vídeos em seu computador e faz download da Internet. Você pode criar playlists independentes com seus filmes, criar canais para separar os arquivos e assinar RSS de vídeos.

O Real Player também é uma opção. Ele disponibiliza uma lista de vídeos que podem ser vistos diretamente do programa e tem abas com listas de execução e biblioteca de filmes. Ele ainda procura arquivos de mídia em seu computador.

Backup

Para manter tudo organizado é sempre bom guardar backups dos arquivos, seja em mídias externas como CDs e DVDs, no próprio computador como faz o DriverMax, ou em backups onlines. Para textos de seu blog, vale baixar o Blogger Backup.

Widgets

Para não ficar com milhares de janelas abertas e nunca achar qual programa quer abrir, você pode rodar alguns aplicativos diretamente da área de trabalho. Os widgets são exatamente isso: aplicativos que rodam em barras no desktop do computador. Assim, você não precisa abrir programas para ver uma informação ou executar uma tarefa, elas estão acessíveis na tela principal do PC.

O Macintosh foi o primeiro a trazer a funcionalidade na barra chamada Dashboard, já no Windows Vista, os widgets são chamados de gadgets. Para quem usa Windows XP, é só baixar o KlipFolio para ter tudo à mão e organizado.

Você pode ter as últimas notícias com o Atom/RSS Feed Reader, o messenger, e-mails e previsão do tempo: tudo organizado e sempre visível na área de trabalho (poupando janelas que confundem o uso).

Veja mais Widgets para Windows
Veja mais Widgets para Mac

Desktop em 3D

Outra maneira de deixar sua área de trabalho mais organizada é usar o desktop em cubo 3D. Assim, você tem quatro áreas (cada lado do cubo) para trabalhar com janelas e programas diferentes. Você pode arrastar objetos e itens de um desktop para outro, girar e dar zoom na tela. Para usuários de Windows, a opção é baixar o Yod´m 3D (Yet anOther Desktop Manager 3D), já para Linux, há o Compiz Fusion.

Particionar o HD

Para melhor organizar os dados do PC você pode também dividir o disco rígido em duas ou mais partes. O computador é normalmente representado pela letra "C", mas ele pode ser representado por outras letras, de acordo com o número de "partições".

As partes são autônomas, o que permite que você instale diferentes sistemas operacionais em cada uma delas ou que apenas diferencie o uso. Por exemplo, o D seria para guardar imagens e vídeos (se você tem muitos destes arquivos) e o Windows rodaria no C.

A tarefa requer cuidado, já que pode causar danos irrecuperáveis no computador. Existem diversos programas que particionam o HD, como o Partition Magic e o BootIt Next Generation.

O Partition Magic é bem simples e permite que o usuário redimensione, mova, crie ou delete partições com cliques do mouse. O BootIt Next Generation redimensiona, converte, formata, cria, copia, move e deleta partições.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host